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Design

Le Labo e Diptyque Halo Heritage: espaços sensoriais indulgentes

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Le Labo

Avaliado em US$ 58,27 bilhões em 2023, o mercado global de fragrâncias está previsto para crescer 15,5%, atingindo US$ 67,4 bilhões até 2028 (Statista, 2023), com impressionantes 94% das vendas ocorrendo em lojas físicas (Statista, 2023). Capturando esse gasto, as marcas de fragrâncias Diptyque (França) e Le Labo (EUA) criaram espaços sensoriais indulgentes, enaltecendo sua herança de marca e valorizando a arte artesanal, respectivamente.

Diptyque explora a história de origem com as ‘Maisons’ de Londres e Paris

A estreia das boutiques Maison da Diptyque presta homenagem ao legado de seus fundadores, perfumistas artistas, que moravam acima de sua primeira loja no bairro latino de Paris. A loja, que servia como uma extensão natural da casa dos fundadores, existia como uma mistura eclética de boutique de fragrâncias e experiência de bazar para os parisienses dos anos 1960.

Tanto as Maisons de Londres quanto de Paris refletem uma casa ultra luxuosa, com o ‘Salão de Banhos’ de Londres exibindo produtos de banho, corpo e cuidados com a pele ao lado de uma banheira de cobre e uma bacia de travertino. Os recursos de design artesanal de alta qualidade incluem uma janela de vitral em estilo Art Déco (pelo Studio Vitrail Bianconi, restauradores franceses de vitrais) e um mural panorâmico de madeira (pelo Studio Poudre, especialistas parisienses em marchetaria).

Recriando a experiência de bazar de sua loja original, a Maison de Londres também abriga o “Espaço Efêmero” – uma área de exposição curada por Sarah Andelman (fundadora da antiga loja conceitual parisiense Colette, que era conhecida por sua habilidade curatorial).

A loja de Kyoto da Le Labo 

A nova loja de Kyoto da Le Labo reflete o ethos da marca de permitir que os consumidores espiem por trás do cenário da alquimia do perfume – seus perfumes são misturados na frente deles – e sua apreciação pela tradição japonesa do ‘wabi-sabi’ (valorizando a imperfeição e impermanência da natureza), que é destacada em seu manifesto de marca.

Localizada em dois andares de uma machiya renovada (uma casa tradicional de Kyoto) reparada por artesãos locais, os materiais brutos do prédio (tijolos expostos e madeira inacabada) enfatizam a artesanía feita à mão. Um quarto tradicional de tatami abriga um laboratório de fragrâncias de estilo farmácia, que é construído com materiais japoneses recuperados, em um desvio do aço habitual da marca.

 

Imagem e Informações: Stylus
Tradução: Central do Varejo