NRF2025
Liderança com propósito: Como a Best Buy transforma e impacta comunidades
Durante uma conversa conduzida por Matthew Shay, presidente da National Retail Federation, no Retail’s Big Show, Corie Barry, CEO da Best Buy, compartilhou sua visão transformadora sobre liderança e adaptabilidade no setor de varejo. A abordagem de Corie, baseada na ideia de stewardship — ou gestão responsável —, destaca a importância de liderar com propósito, adaptando-se às rápidas mudanças do mercado e criando valor a longo prazo para clientes, colaboradores e comunidades.
Desde que assumiu como CEO da Best Buy em 2019, Corie enfrentou desafios significativos, incluindo a pandemia, mudanças nas expectativas dos consumidores e a evolução tecnológica. Sua filosofia de liderança, segundo ela, está enraizada na adaptabilidade. “A ideia não é buscar a perfeição, mas a capacidade de aprender rapidamente com os erros e se ajustar. Adaptabilidade é o que permite atender às necessidades em constante mudança dos clientes”, afirmou.
Essa abordagem foi essencial para transformar a Best Buy em um exemplo de inovação no varejo. Corie liderou mudanças significativas, como a reestruturação das lojas para oferecer experiências personalizadas e a implementação de um modelo de trabalho mais flexível para os colaboradores, atendendo tanto às necessidades dos clientes quanto às expectativas dos funcionários em um mercado de trabalho em transformação.
Foco no cliente e na experiência
Um dos pilares da liderança de Corie é colocar o cliente no centro de todas as decisões. “As expectativas dos consumidores mudaram drasticamente. Eles não são mais leais às marcas como antes e esperam experiências personalizadas e convenientes em todos os pontos de contato”, explicou.
Para atender a essas demandas, a Best Buy investiu em tecnologias que vão desde aplicativos mais intuitivos até soluções de personalização, como recomendações baseadas no histórico de compras. Além disso, Corie destacou que as lojas físicas continuam sendo cruciais, especialmente para atender necessidades imediatas ou para experiências que exigem interação humana, como a configuração de sistemas de áudio residenciais.
Recentemente, a Best Buy passou por um processo de rebranding, que reflete sua evolução enquanto empresa. A nova mensagem da marca, “Imagine That”, visa capturar a essência da tecnologia como um facilitador para a vida das pessoas. “Nosso objetivo é que os clientes digam: ‘Eu não sabia que isso era possível’, ao interagir com nossos produtos e serviços”, disse Corie. Essa abordagem não apenas reforça o propósito da Best Buy — enriquecer vidas por meio da tecnologia —, mas também posiciona a marca como uma parceira confiável e inovadora.
Para Corie, liderança não é apenas sobre alcançar metas de curto prazo, mas sobre deixar um impacto duradouro. “A questão não é qual será o meu legado, mas sim como a organização estará melhor porque estive aqui. Meu papel é criar condições para que a equipe possa fazer o seu melhor trabalho”, afirmou.
Essa visão se traduz em iniciativas que fortalecem comunidades, como o suporte imediato às áreas afetadas por desastres naturais e a criação de oportunidades de crescimento para os colaboradores. Corie destacou que 75% dos gerentes gerais da Best Buy começaram suas carreiras como funcionários de base, exemplificando como a empresa promove mobilidade social e desenvolvimento pessoal.
Corie ainda deixou uma mensagem inspiradora sobre o papel do varejo no mundo atual. “Estamos em um momento em que o varejo pode transformar vidas, comunidades e indústrias. Nosso trabalho é continuar inovando e criando um impacto positivo”, concluiu.
*A missão NRF 2025 é uma realização da Central do Varejo, com co-realização da TOTVS. A TOTVS é a líder em tecnologia no Brasil e uma parceira estratégica na transformação do varejo. Como co-realizadora da missão NRF 2025, a TOTVS conecta empresas a um futuro mais produtivo, inovador e sustentável, oferecendo soluções completas de software e gestão que transformam desafios em grandes oportunidades.
Por Edmour Saiani. Nasceu em Ribeirão Preto. Estudou Engenharia no ITA e Pós-Graduação em Marketing pela FGV SP. Fez até foguete, mas resolveu praticar outra engenharia: de gente! Como executivo, evoluiu de engenheiro até se tornar CEO. Aí resolveu empreender. Fundou há quase 30 anos a Ponto de Referência, consultoria que ajuda marcas na Transformação de Atendimento – a transformação que realmente faz o Cliente comprar mais. E por muito mais tempo. Palestrante, Consultor, Conselheiro, Mentor e Autor dos livros Loja Viva – Revolução no Pequeno Varejo Brasileiro, Ponto de Referência – Como ser número 1 e não mais 1 e A grande tr4nsfoRmação – marcas com ambiente | atitude | atendimento que transformam o mundo.
Imagens: Patricia Cotti