E-commerce
Live shopping combina o melhor do modelo de comércio online e offline
Tendência na Ásia há mais de uma década, modalidade ganhou força na pandemia e segue crescendo, movimentando US$32 bilhões
O comércio ao vivo está se tornando uma tendência duradoura no cenário do varejo. Embora tenha começado na Ásia, os especialistas concordam que o live shopping continuará a crescer nos países ocidentais. A Coresight Research, uma empresa especializada em varejo e tecnologia, projeta que as vendas de transmissão ao vivo nos Estados Unidos atingirão US$32 bilhões até o final de 2023. A CEO da Coresight, Deborah Weinswig, ajustou essa previsão para US$50 bilhões, com a estimativa de que as live shoppings representarão mais de 5% das vendas de comércio eletrônico nos EUA até 2026.
As compras ao vivo oferecem uma experiência que combina o melhor do comércio online e offline. Vai além de uma simples transação, tornando-se envolvente, divertido e capaz de criar confiança a longo prazo com os consumidores. Elas permitem que as marcas interajam com seus clientes e público-alvo em seus próprios sites e canais de mídia social. Além disso, os influenciadores e até mesmo pessoas comuns podem realizar transmissões ao vivo para apresentar produtos e permitir que os espectadores comprem em tempo real, através de plataformas como Amazon Live e Poshmark’s Posh Shows.
A ideia de utilizar as mídias sociais para promover produtos e incentivar as pessoas a comprar não é nova. Na década de 1980, a Home Shopping Network foi pioneira neste conceito, convidando os telespectadores a ligar para solicitar produtos exibidos na televisão. Atualmente, as lives são realizadas por meio de telefones celulares e plataformas de mídia social, mantendo os elementos-chave da venda social, como feedback em tempo real, análises de produtos e a oportunidade de fazer perguntas.
Embora as live shoppings tenham surgido na China na década de 2010 e já tenham conquistado quase meio bilhão de pessoas no país, os países ocidentais estão se atualizando. Em 2022, cerca de 20% dos compradores nos EUA e 24% dos compradores na Dinamarca participaram de eventos de compras ao vivo. Aproveitar essa estratégia oferece uma série de benefícios, como clientes mais informados, inspirados e engajados. Durante as transmissões, é possível fornecer informações detalhadas sobre os produtos em um curto período de tempo, além de inspirar, educar e entreter os espectadores.
As lives são uma oportunidade para as marcas se conectarem diretamente com seus clientes e oferecerem descontos exclusivos, além de promoverem uma experiência envolvente. Embora existam várias maneiras de realizar compras online, as compras ao vivo têm uma alta taxa de conversão de 32%, em comparação com os sites das marcas, que possuem uma taxa de conversão de 53%.
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