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Loja física como ponto de forte conexão entre a marca e o cliente

Quando o e-commerce acelerou o crescimento muitos indagavam quanto ao futuro da loja física. Hoje sabemos que o crescimento de um não retraiu o outro, muito pelo contrário se complementaram. Falei sobre isso em texto anterior. As lojas físicas seguem se reinventado para acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também a demanda do consumidor, que vai além da simples relação de compra e venda.
A loja física vem cada vez mais se mostrando não apenas como um ponto de vendas ou troca de produtos, mas um local de experiência, um espaço em que os clientes desejam vivenciar, que cria conexões entre marca e consumidor.
O marketing sensorial enquanto uma estratégia busca criar esta experiência de compra memorável, fazendo uso e estimulando os sentidos dos consumidores da marca. Não apenas o tato no contato com o produto, mas um cheiro marcante que em qualquer outro lugar que você estiver irá se lembrar da marca, um visual da unidade de negócio ou até mesmo uma degustação.
O propósito é trazer para o ambiente físico a experiência que não se consegue replicar no ambiente digital, proporcionando aos clientes vínculos com a marca que vão além de um olhar apenas de diferenciação da concorrência. Deve-se pensar em:
- proporcionar um ambiente e que gere proximidade com os produtos;
- ter um atendimento diferenciado e personalizado;
- criar um designer de loja aconchegante e diferenciado, que estabeleça com o cliente um elo exclusivo com a marca;
- propiciar uma conexão emocional com o cliente;
- criar momento e experiências exclusivas da marca.
No começo pode parecer difícil gerar ideias para tal, mas muitas marcas já buscaram esta conexão com o cliente e muitas estão criando novas propostas. Já se observou no mercado marca que criou interação com videogame para o cliente ganhar uma degustação, por exemplo.
Na NRF2025 muito se observou e segue comentando o quanto as marcas estão “abraçando” os clientes e aplicando estratégias sensoriais, reforçando que um layout diferenciado e pensado para o consumidor somado a oferta de experiência além do produto são grandes atrativos. Podemos citar as cafeterias ou sorveterias dentro de grandes marcas de luxo, por exemplo.
Considerar a loja física como um ponto de forte conexão entre a marca e o cliente é pensar em oferecer um ambiente em que o cliente deseje vivenciar, que seja uma experiência memorável.
Seja uma marca que provoque este desejo!
Imagem: Envato
(*) Adriana Figueiredo de Paula é Diretora na empresa NextSoft Soluções em Tecnologia, formada em Administração de Empresas, com especialização em Controladoria, MBA em Varejo e cursando Advanced MBA em Inteligência de Mercado. Possui experiência em grandes redes de franquias nas quais atuou em cargos executivos.