Operação
L’Oréal anuncia aquisição do portfólio de beleza da Kering por US$ 4,6 bilhões

A L’Oréal anunciou a aquisição do portfólio de beleza da Kering por US$ 4,6 bilhões, incluindo a marca de fragrâncias de luxo Creed, comprada pela própria Kering em 2023 por US$ 3,8 bilhões, e os direitos de produção de linhas de beleza das grifes do grupo. O acordo foi divulgado neste domingo (19) pelas companhias.
O negócio também abrange a licença para desenvolver produtos de beleza da marca Gucci, atualmente sob responsabilidade da Coty, cujo contrato expira em 2028. Além disso, as empresas formarão uma joint venture 50-50 para explorar oportunidades nos segmentos de beleza e bem-estar.
“Unindo forças com a líder global em beleza, aceleraremos o desenvolvimento de fragrâncias e cosméticos para nossas principais casas, permitindo que alcancem escala e liberem seu potencial de longo prazo, como fez a Yves Saint Laurent Beauté sob a gestão da L’Oréal”, afirmou Luca de Meo, CEO da Kering, em comunicado. “Essa parceria nos permite focar no que nos define melhor: o poder criativo e a atratividade de nossas casas.”
Segundo o The Wall Street Journal, as negociações estavam em andamento desde sábado (18).
Pelos termos do acordo, a L’Oréal terá direitos exclusivos por 50 anos para produzir produtos de beleza das marcas envolvidas, incluindo Gucci. A empresa já fabrica fragrâncias e cosméticos da Yves Saint Laurent desde 2008, com destaque para o desempenho em perfumes e produtos de pele.
A Kering havia criado em 2023 uma divisão de beleza, liderada por Raffaella Corneggia, com o objetivo de expandir seus negócios além do setor de moda e luxo. No ano seguinte, lançou perfumes das marcas Bottega Veneta e Balenciaga. Com o novo acordo, a L’Oréal deterá uma licença exclusiva de 50 anos para ambas.
A expansão da Kering no mercado de beleza enfrentou dificuldades devido à complexidade da operação, que envolve diferentes canais de distribuição, ritmo de lançamentos e perfis de consumidores. A empresa também tem sido afetada pela desaceleração do mercado de luxo, com queda nas vendas de marcas como Gucci e Alexander McQueen, além de insatisfações com a gestão da linha Gucci Beauty sob a Coty.
Além do pagamento em dinheiro, a L’Oréal pagará royalties à Kering sobre as marcas licenciadas. O fechamento da transação está previsto para o primeiro semestre de 2026.
Imagem: Divulgação
Informações: Daniela Morosini para Business of Fashion
Tradução livre: Central do Varejo