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Lululemon nomeia executivo de IA para melhorar inovação de produtos e agilidade

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Enfatizando a inovação, a Lululemon anunciou a nomeação de Ranju Das para o recém-criado cargo de chief AI and technology officer, com início em 2 de setembro, segundo comunicado da companhia nesta terça-feira (26).

Como parte de uma transição planejada na liderança, a atual Chief Information Officer, Julie Averill, deixará a empresa no próximo mês. A executiva ingressou na Lululemon em 2017.

Das será responsável por conduzir a próxima fase da estratégia de tecnologia e inteligência artificial da Lululemon, reportando-se diretamente ao CEO Calvin McDonald.

A Lululemon não mencionou inteligência artificial em sua mais recente teleconferência de resultados, realizada em junho, mas a empresa espera utilizar a tecnologia para aprimorar o desenvolvimento de produtos.

“Vemos uma oportunidade empolgante de ampliar o uso da IA e da tecnologia para avançar nosso processo de inovação de produtos, melhorar nossa agilidade e velocidade de lançamento, além de oferecer mais engajamento e personalização à experiência de nossos clientes”, afirmou McDonald em comunicado. “A ampla experiência de Ranju e seu histórico comprovado na liderança de transformações de tecnologia e IA em larga escala fazem dele a pessoa ideal para conduzir esse trabalho na Lululemon e levar nossa organização de tecnologia ao próximo nível.”

A ênfase de McDonald no uso de IA para o desenvolvimento de produtos coincide com o movimento de grandes varejistas que buscam acelerar a produção.

Em julho, o Walmart anunciou uma nova estrutura de IA, afirmando que o uso da tecnologia permitiu reduzir em até 18 semanas os prazos de produção de moda. Já em janeiro, o diretor comercial da Target destacou que a empresa conseguiu encurtar seu tempo de lançamento no mercado de sete meses para apenas oito semanas.


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Das traz experiência prévia em IA e tecnologia, tendo fundado recentemente a startup de saúde Swan AI Studios. Antes disso, foi CEO da OptumLabs, braço de pesquisa e desenvolvimento do United Health Group, após ocupar cargos de liderança em tecnologia na Amazon e na Barnes & Noble.

A CIO que deixa a companhia destacou o crescimento da Lululemon durante sua gestão.

“Quando entrei como CIO, há oito anos, éramos uma empresa de US$ 2 bilhões cheia de potencial”, escreveu Averill em uma publicação no LinkedIn nesta terça-feira. “Liderar a transformação tecnológica que nos ajudou a escalar para US$ 10,6 bilhões me ensinou algo que levarei para sempre: a transformação sustentável acontece por meio das pessoas, ampliada pela tecnologia e enraizada em uma cultura que sobrevive a qualquer líder individual.”

O movimento em direção à IA na Lululemon ocorre em um cenário desafiador de tarifas. A marca esportiva reportou que sua receita do primeiro trimestre cresceu 7%, alcançando US$ 2,4 bilhões. As vendas comparáveis tiveram alta de apenas 1% graças ao crescimento internacional, já que nas Américas houve queda de 2% em relação ao ano anterior.

Além da estagnação no mercado norte-americano e de decisões de portfólio que se distanciam das origens da marca no yoga de performance, analistas do setor destacaram, nos resultados do primeiro trimestre, decepção com os prazos de lançamento de produtos.

O novo cargo no alto escalão foi criado após a notícia, em junho, de que a Lululemon demitiria cerca de 150 funcionários corporativos em centros de suporte para “trazer mais agilidade e investir ainda mais em nosso crescimento.”

Imagem: Daphne Howland/Retail Dive
Informações: Dani James para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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