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Maiores empresas da América Latina: saiba quais são

As maiores empresas da América Latina são companhias reconhecidas mundialmente. Alguns dos setores que mais se destacam são o de finanças, energia, varejo digital e indústria. Esse grupo de gigantes não só domina suas economias locais, mas tem papel base no comércio internacional, nas cadeias de produção globalizadas e no desenvolvimento tecnológico da região.
Mas você sabe quais são as maiores empresas da América Latina? Neste artigo, reunimos as dez maiores, com base em faturamento. Acompanhe:
- Petrobrás
Quando consideramos o critério de faturamento, a Petrobrás, empresa brasileira de petróleo e combustíveis, é a top 1 maior empresa da América Latina. Nos dados divulgados pela empresa sobre o segundo trimestre de 2025, a receita teria sido de R$ 119 bilhões, algo próximo a US$ 22 bilhões. Nesse mesmo período, o lucro líquido teria sido de R$ 23,1 bilhões.
- Mercado Livre
Apesar de não ser o segundo maior em faturamento, o Mercado Livre ocupa a segunda posição desse ranking por sua força e valor de mercado. Apelidado pelo The Wall Street Journal de “Amazon Latina”, o Mercado Livre compete com a Petrobrás na lista de maiores empresas da América Latina. Em valor de mercado, já ultrapassou a empresa brasileira algumas vezes. No primeiro trimestre de 2025, o faturamento da gigante do e-commerce foi de US$ 5,9 bilhões, com lucro líquido de US$ 949 milhões.
- América Móvil
A América Móvil é uma empresa mexicana de telecomunicações, dona da Claro, Telcel e Telmex, a maior da América Latina nesse segmento. No segundo trimestre de 2025, a multinacional obteve receita de 234 bilhões de pesos mexicanos, algo em torno de 12,74 bilhões de dólares. Já o lucro foi de 47 bilhões de pesos mexicanos, por volta de 2,56 bilhões de dólares.
- Vale
A Vale, mineradora brasileira que figura entre as maiores do mundo, faz parte dessa lista. Referência em extração de minério de ferro, a empresa teve receita de US$ 8,8 bilhões no segundo trimestre de 2025, com lucro líquido de US$ 2,117 bilhões.
- Grupo México
O Grupo México é um conglomerado de empresas que atuam nos ramos de mineração, transportes e infraestrutura, sendo a mineração a principal fonte de receita. Terceira maior mineradora de cobre do mundo. Tem atividades no México, Peru, EUA, Argentina, Chile, Equador e Espanha. No segundo trimestre de 2025, o grupo obteve receita de US$ 8,43 bilhões, com lucro líquido de US$ 17 milhões, uma queda de 70,3% em relação ao mesmo período de 2024.
- Itaú
O Itaú Unibanco, banco tradicional do Brasil, é uma das maiores empresas da América Latina. Segundo os últimos dados divulgados, do segundo trimestre de 2025, a margem financeira gerencial (diferença entre receitas e despesas financeiras) foi de R$ 31 bilhões, algo em torno de US$ 5,8 bilhões, e lucro líquido recorrente gerencial de R$ 11,5 bilhões, algo em torno de US$ 2,1 bilhões.
- Nubank
Uma das maiores fintechs do mundo, a Nu Holdings Ltda., dona do Nubank, é uma das maiores empresas da América Latina. Criada no Brasil, hoje o banco digital já se expandiu para outros países como Colômbia e México. No primeiro trimestre de 2025, a empresa teve uma receita de US$ 3,2 bilhões, alcançando 118,6 milhões de clientes e lucro líquido de US$ 557,2 milhões.
- Walmart México
A maior presença da marca estadunidense na América Latina, o Walmart México e Centroamérica, também conhecido como Walmex, teve um faturamento de 246 milhões de pesos mexicanos (⋍13,4 milhões de dólares), com lucro líquido de 11,22 milhões de pesos (⋍611 mil dólares).
- FEMSA
O Fomento Econômico Mexicano, mais conhecido como FEMSA, é o dono de marcas como Oxxo e Coca-Cola FEMSA na América Latina. No segundo trimestre de 2025, a empresa teve receita de 211,364 milhões de pesos mexicanos (⋍US$11,51 milhões), com lucro líquido de 5,593 milhões de pesos mexicanos (⋍US$ 300 mil).
- Weg
A Weg é uma multinacional brasileira especializada na criação de eletrônicos como motores e itens de automação industrial. A empresa tem o investimento em tecnologia como um dos seus principais pilares. No segundo trimestre de 2025, a empresa obteve receita operacional líquida de R$ 10.207,2 milhões (⋍US$ 1,93 milhão), com lucro líquido de R$ 1.591,9 milhões (⋍US$ 300 mil). Embora seu faturamento não a coloque necessariamente entre as dez maiores, seu valor de mercado a torna relevante.
Imagem: Prédio da Petrobrás em Brasília /Marcelo Camargo para Agência Brasil