Inovação

Mais da metade dos compradores usariam IA generativa para compras de roupas

71% dos entrevistados disseram que acham que usar a IA generativa para experimentar produtos virtualmente aumentaria sua confiança na compra

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ia generativa para comprar roupas

À medida que mais varejistas experimentam com a IA, quase seis em cada dez (58%) respondentes de uma pesquisa da Adobe afirmaram que a IA generativa já melhorou sua experiência de compra online. Dois terços dos entrevistados disseram que querem que as marcas analisem suas compras anteriores e outras informações para personalizar a experiência de compra às suas necessidades, de acordo com a pesquisa, que incluiu 3.000 consumidores dos EUA.

Mais da metade (52%) dos compradores disseram que têm probabilidade de usar ferramentas de IA generativa para ajudar nas compras de roupas. Setenta e um por cento dos entrevistados disseram que acham que usar IA generativa para experimentar produtos virtualmente antes de comprá-los poderia assegurá-los em suas decisões de compra online, descobriu a Adobe.

Entre os principais casos de uso de IA generativa que os consumidores aguardam estão: automação de filtros de produtos com base nas necessidades do cliente (40%), criação de itens personalizados (37%), resumos de análises de produtos (37%) e chatbots de atendimento ao cliente (36%).

Nos últimos anos, grandes varejistas, incluindo Etsy, Walmart e Sam’s Club, têm usado IA para gerenciar desde a verificação de recibos e fornecimento de recomendações de presentes até aprimorar as capacidades de busca e resumir análises de produtos.

Ao lado do interesse do consumidor em IA generativa, a Adobe descobriu que a maioria dos profissionais de marketing já está usando-a. Dos 400 profissionais de marketing dos EUA entrevistados na pesquisa da Adobe, dois terços disseram que estão usando IA generativa como parte de sua estratégia de marketing, embora quase metade (46%) ainda esteja na fase de experimentação. Entre as tarefas que os profissionais de marketing esperam usar a IA generativa estão a implantação de experiências personalizadas para o cliente em escala (59%), oferecendo suporte ao cliente mais rápido (51%), otimizando fluxos de trabalho internos (50%) e otimizando orçamentos de marketing (43%).

O relatório da Adobe se baseia em pesquisas anteriores que sugerem que os varejistas usarão inteligência artificial para mais tarefas no futuro próximo. Uma pesquisa da Carl Marks Advisors divulgada no início deste ano constatou que executivos de bens de consumo planejam usar inteligência artificial para marketing (56%), previsão financeira (52%) e atendimento ao cliente (34,4%), entre outras funções. Enquanto isso, mais de um quarto dos executivos de varejo pesquisados pela Coleman Parkes Research e Algolia disseram esperar que a inteligência artificial se torne uma parte mais significativa das experiências de busca este ano.

À medida que os varejistas integram ferramentas de inteligência artificial em seus negócios, a National Retail Federation introduziu parâmetros para fazer isso de forma responsável. Em novembro, a NRF introduziu princípios para o uso de IA na indústria, abrangendo engajamento e confiança do cliente, governança e gerenciamento de riscos, responsabilidade dos parceiros de negócios e aplicativos de força de trabalho.

 

Imagem: Envato
Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução por Central do Varejo

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