Inovação

Mais da metade dos consumidores nos EUA planeja usar IA para comparar preços e buscar produtos nas compras de fim de ano

Publicado

on

consumidores europeus; IPV

Os consumidores estão recorrendo à tecnologia para fazer compras neste fim de ano nos Estados Unidos, de acordo com um relatório da Klaviyo divulgado na terça-feira (12). Mais da metade dos compradores planeja utilizar inteligência artificial (IA) para comparar preços, encontrar produtos e receber recomendações personalizadas durante o período da Black Friday e da Cyber Monday.

Quatro em cada dez consumidores nos EUA pretendem comprar entre a Black Friday e a Cyber Monday. No entanto, 20% já iniciaram as compras de fim de ano, com as primeiras aquisições realizadas entre junho e agosto.


Como você está utilizando a IA no seu negócio? Queremos saber! Responda até o dia 25/08 à Pesquisa de IA no Varejo da Central do Varejo e Zucchetti e saiba como sua empresa se coloca no mercado.


Na América do Norte, 24% dos consumidores esperam fazer a primeira compra de fim de ano em outubro, seguidos por novembro (21%) e setembro (15%), segundo a pesquisa global com 7.000 consumidores.

De acordo com o relatório da Klaviyo, os consumidores norte-americanos estão começando mais cedo e aproveitando ferramentas de IA para as compras sazonais.

“Nossos dados mostram que os consumidores não estão apenas comprando mais cedo, mas também de forma mais inteligente”, afirmou Jake Cohen, chefe de indústria e insights da Klaviyo, em comunicado. “Eles esperam que as marcas ofereçam promoções no momento certo, recomendações personalizadas e experiências sem fricção, independentemente do mês ou canal.”

Trinta por cento dos consumidores nos EUA disseram que vão usar IA para encontrar ofertas e comparar preços, enquanto 20% pretendem usar a tecnologia para buscar produtos e 11% para verificar avaliações.

As descobertas reforçam outras pesquisas que apontam que parte dos consumidores já está disposta a usar IA na jornada de compras. Um levantamento da PwC publicado em junho mostrou que um quinto dos compradores de volta às aulas nos EUA previam utilizar IA para buscar descontos online. Porém, a adoção ainda é incipiente: uma pesquisa da YouGov divulgada no mês passado indicou que 43% dos americanos ouviram falar de assistentes de compras com IA, mas apenas 14% já utilizaram um.

Outro estudo sugere que ferramentas de IA podem ter contribuído para o aumento das vendas de fim de ano no ano passado. Em sua análise divulgada em dezembro, a Salesforce projetou que a IA teria gerado mais de US$ 200 bilhões em vendas sazonais, um crescimento de 12% em relação a 2023.

As conclusões da Klaviyo chegam em um momento em que muitos consumidores nos Estados Unidos se preparam para uma temporada de compras marcada pela incerteza econômica. De acordo com a pesquisa 2025 Holiday Commerce Forecast da Inmar Intelligence, a maioria dos entrevistados (82%) disse que pretende economizar em itens de supermercado e outros produtos essenciais para conseguir arcar com os gastos de fim de ano.

Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *