Economia
Mais um vazamento de chaves Pix é informado pelo Banco Central
Caso ocorreu no Banpará; é o oitavo caso do tipo desde a implementação do Pix
Na última quinta-feira (18), o Banco Central (BC) divulgou que houve vazamento de um total de 3.020 chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará) tiveram seus dados vazados. Esse é o oitavo incidente desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em 2020.
De acordo com o BC, o vazamento das chaves Pix ocorreu entre 20 de março e 13 de abril de 2024 e incluiu informações como nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
No entanto, a entidade esclareceu que o vazamento se restringiu a dados cadastrais e não afetou a movimentação financeira dos clientes. Informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, permaneceram seguras.
As falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento foram apontadas como a causa do vazamento, conforme indicado pelo Banco Central. Embora o impacto potencial para os clientes tenha sido considerado baixo, o BC optou por divulgar o incidente em nome do compromisso com a transparência.
Todos os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo ou internet banking do Banpará. A entidade alertou que esses serão os únicos canais oficiais de aviso e pediu que os clientes desconsiderem comunicações via chamadas telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens e e-mails.
É importante ressaltar que a exposição dos dados não implica necessariamente que todas as informações foram vazadas, mas sim que estiveram visíveis para terceiros durante um período, podendo ter sido capturadas. O BC anunciou que o caso será investigado e que medidas disciplinares poderão ser tomadas, incluindo multas, suspensões ou até mesmo exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade da situação.
Este é o oitavo caso de vazamento de chaves do Pix desde que a plataforma foi implantada, em novembro de 2020. O histórico inclui casos envolvendo outras instituições, como o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Acesso Soluções de Pagamento, Logbank Pagamentos, Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. (Abastece Aí), Phi Pagamentos, Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) e Sumup Sociedade de Crédito.
Em todos os casos, os vazamentos se restringiram a informações cadastrais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. O Banco Central mantém uma página para que os cidadãos possam acompanhar incidentes relacionados às chaves Pix ou outros dados pessoais sob sua responsabilidade.
Imagem: Agência Brasil