Inovação
Mango e L’Oréal Paris lançam assistentes de atendimento ao cliente com IA

Duas marcas globais voltadas para os setores de moda e beleza estão personalizando suas experiências de compra digital com o auxílio da inteligência artificial. A varejista de moda Mango, com sede em Barcelona, e a L’Oréal Paris, marca da L’Oréal, anunciaram que estão implementando ferramentas baseadas em IA para ajudar os clientes a escolher produtos de acordo com seus gostos e características pessoais. A seguir, um panorama de cada solução com IA:
Mango – Mango Stylist
A Mango, que recentemente abriu sua 50ª loja nos Estados Unidos com uma nova unidade em Portland, Oregon, está lançando uma ferramenta conversacional baseada em IA generativa que recomenda produtos de acordo com os gostos do cliente, sugere combinações de peças e looks completos, além de apresentar as últimas tendências da moda.
O Mango Stylist está disponível em 10 mercados na Europa, no Reino Unido e nos EUA, atualmente para a linha feminina.
O desenvolvimento dessa ferramenta faz parte do Plano Estratégico 2024–2026 da Mango, que, por meio do pilar “Earn”, busca gerar valor por meio do desenvolvimento tecnológico, gestão de dados, inteligência artificial e excelência operacional.
O Mango Stylist utiliza algoritmos para entender o contexto e os gostos pessoais de cada usuário, oferecendo recomendações personalizadas de produtos, além da possibilidade de explorar tendências e descobrir combinações e looks completos da Mango por meio de um chat no site de e-commerce da marca e na conta oficial da Mango no Instagram.
A ferramenta também é integrada ao assistente virtual pós-venda da varejista, chamado Iris, já ativo em vários mercados. Essa integração consolida um único ponto de contato conversacional para os clientes, permitindo resolver dúvidas tanto antes quanto depois da compra, desde a busca por produtos até o acompanhamento do status de um pedido.
Desde 2018, a Mango desenvolveu mais de 15 plataformas de aprendizado de máquina que aplicam inteligência artificial em diferentes áreas do negócio, como precificação, design e atendimento ao cliente.
Você também usa ou já pensou em usar IA no varejo?
Queremos entender como essa tecnologia está mudando o comportamento de compra dos consumidores brasileiros. Participe agora da nossa pesquisa sobre o Uso de IA no Varejo!
L’Oréal Paris – Beauty Genius
O Beauty Genius, primeiro assistente de beleza com IA da L’Oréal Paris, tem acesso ao conhecimento proprietário da marca sobre cuidados com os cabelos e coloração, maquiagem, cuidados com a pele, estudos clínicos, ingredientes, rotinas e o catálogo de produtos da marca para oferecer recomendações e orientações.
A ferramenta realiza diagnósticos personalizados de pele e tom de pele, treinados com base em mais de 150 mil anotações de dermatologistas, além de contar com tecnologia de experimentação virtual (virtual try-on), desenvolvida com um conjunto de dados inclusivo e testada por maquiadores com mais de 10 mil produtos em 50 países.
O Beauty Genius também oferece educação personalizada por meio de conteúdos em vídeo selecionados e é equipado com memória baseada em IA e consciência de contexto, o que permite que a solução se adapte ao longo do tempo e ofereça suporte orientado por objetivos.
Além disso, em parceria com a Meta, o Beauty Genius estará disponível como uma experiência integrada via WhatsApp a partir do ano que vem.
Imagens: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo