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Comportamento

Marcas premium enfrentam dificuldades com a preferência por produtos mais baratos

Isso ocorre em meio às mudanças nas atitudes dos consumidores em relação ao valor pelo dinheiro

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Marcas premium

As marcas premium e bens de consumo de alta rotatividade (FMCG) estão enfrentando novos desafios, pois as preferências dos consumidores estão se voltando para produtos de cuidado pessoal e doméstico mais baratos, relatou a GlobalData.

“As marcas premium no espaço FMCG estão experimentando novos desafios e oportunidades em relação às mudanças regionais e geracionais nas atitudes dos consumidores em relação ao valor pelo dinheiro”, afirmou.

De acordo com o relatório Evolving Consumer Attitudes and Behaviors: Q1 2024, as gerações X e Baby Boomers estão mais focadas em encontrar valor pelo dinheiro em produtos de saúde, higiene e domésticos. Entre 2021 e 2024, esses consumidores mais velhos mudaram suas prioridades de gastos, optando cada vez mais por produtos de preços mais baixos.

Chris Rowland, analista de consumo da GlobalData, observou que as marcas premium estão enfrentando o aumento dos custos, mas já não podem repassá-los facilmente aos consumidores. “Os consumidores agora estão cada vez mais considerando as opções de preços mais baixos como um melhor valor pelo dinheiro em relação à alta qualidade”, disse ele.

Do primeiro trimestre de 2021 ao primeiro trimestre de 2024, as associações positivas entre preços baixos e bom valor pelo dinheiro aumentaram 11% entre a Geração X e 14% entre os Boomers para produtos de saúde, higiene e toalete. Produtos de cuidado doméstico e de lavanderia viram tendências semelhantes, com as percepções positivas subindo 10% e 14%, respectivamente.

À medida que a inflação remodelou as prioridades de gastos em 2022, agora as marcas são aconselhadas a adaptar suas estratégias para diferentes grupos de consumidores. Para os consumidores mais velhos, o foco deve ser o valor pelo dinheiro, enquanto os consumidores mais jovens, como a Geração Z, respondem melhor ao conteúdo impulsionado por redes sociais.

Rowland disse que as marcas premium precisam de estratégias de preços claras e opções acessíveis para atender às expectativas dos consumidores em evolução. As marcas próprias (private label) estão bem posicionadas para se beneficiar, servindo como referência de valor, enquanto outras marcas devem considerar reduzir custos simplificando o branding e focando em ingredientes essenciais.

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo

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