Connect with us

Economia

Marisa anuncia reformulação em seu sistema de crédito

Em fato relevante, varejista anuncia parceria com Credsystem para priorizar ações no varejo de moda

Published

on

Vestidos femininos em cabide; Marisa reformula seu balcão de crédito

A Marisa anunciou, nesta segunda-feira (18), um memorando de entendimentos com a Credsystem, instituição de pagamentos especializada em crédito. Essencialmente, a Credsystem passa a atuar como parceira da empresa de moda feminina na exploração de produtos de crédito em modalidades de empréstimo pessoal e cartões.

De acordo com fato relevante divulgado pela Marisa e enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a empresa afirma que os termos definitivos e documentos que selam a parceria estejam finalizados nos próximos 30 dias. Além disso, Marisa e Credsystem devem estabelecer um prazo de 15 anos e um mecanismo de profit sharing de 50% para ambas as partes, entre outras condições.

O plano de negócios inicialmente concebido para a parceria entre as duas empresas prevê um volume de receita que pode ultrapassar a marca de R$ 7 bilhões, com lucro potencial para a Marisa em torno de R$ 1 bilhão (antes de impostos).

A Marisa estima que com a reformulação no negócio de crédito através da parceria, será possível capturar um valor presente líquido de aproximadamente R$ 400 milhões, incluindo pagamentos da Credsystem à companhia nos próximos 12 meses. Além disso, a empresa afirmou que essa união fará com que a prioridade seja a otimização e rentabilização de sua atividade no varejo de moda.

Vestidos femininos em cabide; Marisa reformula seu balcão de crédito

“Viabilizaremos, portanto, uma redução significativa do risco operacional, regulatório e do esforço de funding vinculados à atividade financeira (de-risking). Junto com a Credsystem faremos a gestão da nossa base de clientes, proporcionando cada vez mais uma experiência qualificada, completa e assertiva”, afirmou a Marisa.

A Credsystem existe há 27 anos e foca em oferecer soluções financeiras e de crédito para consumidores de classes mais baixas. De acordo com a Marisa, foi desenvolvida uma plataforma tecnológica completa, que permite que as soluções do cliente sejam totalmente customizadas.

“Conforme explicitamos em diversas oportunidades, um dos principais pilares de nossa reestruturação seria a monetização do nosso ‘balcão’ com os parceiros certos, utilizando a força da marca e nossa plataforma nacional para distribuição de produtos e serviços de terceiros, tais como crédito, seguros, consórcios e planos de saúde, entre outros”, acrescenta a empresa de moda, que prometeu foco total em entregar bons resultados para seus acionistas.

Marisa enfrentou processo de reestruturação

Recentemente, a Marisa encerrou um processo de reestruturação financeira que culminou no fechamento de 88 unidades, em um esforço para voltar a apresentar resultados positivos após um período de crise.

A varejista afirmou que o plano de fechamento de lojas demandou um investimento de R$ 44,5 milhões e foi concluído em julho. Com isso, a estimativa é que o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) fique em torno de R$ 40 milhões no fim deste ano e R$ 60 milhões ao ano a partir de 2024.

Imagem: Envato