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Marketing digital para franquias multicanais: desafios, oportunidades e melhores práticas

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Num cenário onde o digital e o físico convergem, as franquias multicanais que operam com lojas físicas, e‑commerce e marketplaces, enfrentam desafios únicos, mas também colhem oportunidades poderosas. Então, vamos explorar como estruturar o marketing digital de forma consistente, eficiente, alinhada à marca e sem conflitos com os franqueados.

Panorama do mercado em 2024–2025

  • Em 2024, o e‑commerce brasileiro alcançou um faturamento histórico de R$204,3 bilhões.
  • O setor de franchising faturou mais de R$273 bilhões em 2024, crescendo 13,5%, com previsão de expansão entre 8% e 10% em 2025.
  • O e‑commerce já representa cerca de 12% do varejo nacional; no 1º trimestre de 2024, o crescimento foi de 9,7%, com mais de 395 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 470.

(Fontes: ABComm e ABF)

Sendo assim, o setor de franquias brasileiro vive um momento robusto de digitalização e multicanalidade, ou seja, a estratégia multicanal não é mais opção, é essencial.

Desafios no marketing para franquias multicanais

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>> Integração entre canais: A falta de integração entre físico e digital pode gerar falhas como estoques divergentes, preços incoerentes ou promoções inconsistentes.

>> Consistência de marca em rede descentralizada: Governar unidades franqueadas sem padronizar a comunicação visual ou o tom de voz pode gerar desconexão com a marca.

>> Governança e autonomia dos franqueados: É preciso equilibrar o controle central da marca com flexibilidade local. Franqueados precisam agir com agilidade, mas sem atropelar o plano estratégico da franqueadora.

>> Dados fragmentados: Sem sistemas de CRM e ERP integrados, a rede perde a visão única sobre o cliente e compromete ações de marketing com base em dados.

>> Custo e complexidade técnica: A implementação tecnológica (plataformas integradas, automação, etc.) requer investimento e treinamentos, um ponto ainda delicado para redes em expansão.

Oportunidades reais para quem faz direito

A presença no e‑commerce e em marketplaces aumenta a visibilidade e as vendas sem amarrar à localização física. Isso, ainda amplia o alcance e torna a franquia escalável. Além disso, cerca de 67% dos consumidores brasileiros usam tanto canais diretos quanto marketplaces em sua jornada de compra, se tornando uma preferência deles por marcas que são multicanais.

Empresas com estratégia multicanal em redes sociais aumentam suas vendas online entre 2% e 5%, pela exposição repetida e consistente. Isso também permite um marketing mais personalizado e segmentado, potencializando a fidelização e a conversão.

Além disso, quando o marketing multicanal evolui para o próximo nível, ou seja, se torna omnichannel, a experiência do cliente fica ainda mais fluida e coesa, potencializando a união da loja física, com o app, as redes sociais e os marketplaces.

Como estruturar um marketing digital para franquias multicanais: passos práticos

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1. Tecnologias integradas

O uso de ferramentas como ERP, CRM, e‑commerce e marketplaces permitem gerenciar produtos, estoques, pedidos, campanhas e performance centralizadamente.

2. Padronização de identidade e comunicação de marca

Desenvolver guias de uso da marca, manual de identidade, templates e fluxos de aprovação de campanhas, garante coesão entre canais e franqueados.

3. Treinamentos de franqueados

Criar trilhas de conhecimento e programas de capacitação sobre o uso correto de ferramentas de marketing, além de canais compartilhados para diálogo sobre campanhas, traz resultados otimizados.

4. Dados e personalização

Ferramentas de CRM e automação devem coletar e cruzar dados de todos os canais para alimentar ações mais assertivas e melhores tomadas de decisão.

5. Comunicação e marketing

Investir em estratégias diversificadas nas redes sociais ou campanhas de anúncios geram exposição repetida e atrai consumidores, ajudando a fazer melhores conversões.

6. Experiência omnicanal

Criar experiências omnichannel relevantes como “clique e retire na loja”, ou “inicie no site e finalize no app”, oferecendo o mesmo tratamento especial como se fosse presencial, traz benefícios consistentes ao franqueado como aumento de vendas e fidelização.

7. IA e automação

O uso de IA, automação e machine learning podem prever comportamentos, ajustar as ofertas em tempo real e escalar com personalização. Mesmo que ainda seja emergente, já é promissor.

8. Monitoramento de indicadores

Preencha e monitore os KPIs como CAC, ROI digital, níveis de estoque e conversão de canais para ter uma performance unificada, com visibilidade consolidada tanto para a franqueadora, como para os franqueados.

O marketing digital multicanal é uma alavanca poderosa para franqueadoras que desejam crescer e operar com franquias multicanais, ganhar eficiência e fortalecer a marca sem perder coesão. É um desafio técnico e de governança, mas traz ganhos tangíveis: alcance ampliado, vendas mais qualificadas, melhor gestão da marca e engajamento real com os franqueados.

A Dennova, por meio da sua expertise, acredita que montar essa estratégia reforça a autoridade de marca, gera performance consistente e garante expansão sustentável e alinhada com todos os elos da rede.

Imagens: iStock


(*) Alexandre Goto é sócio-fundador da Dennova Marketing, empresa especializada em Marketing Digital para Expansão de Franquias, e do Portal Elup, um sistema SaaS voltado para a comunicação, gestão de fluxos e automação de processos entre Franqueadoras e Franqueados. Com MBA em Analytics e Inteligência Artificial pela FIA Business School, Alexandre atua há mais de 12 anos no mercado de franquias e é o atual Coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF (Associação Brasileira de Franchising), contribuindo ativamente para a inovação no setor.

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