Connect with us

Operação

Mattel fechará fábrica na China este ano

A empresa mãe da Barbie está buscando diversificar sua base de produção na tentativa de otimizar custos e operações de atendimento

Published

on

Mattel

A Mattel está fechando uma de suas fábricas fornecedoras de nível 1 na China, à medida que busca diversificar sua base de produção, disseram executivos em uma chamada de ganhos do primeiro trimestre. A empresa pretende encerrar a produção nessa fábrica em algum momento deste ano, de acordo com uma declaração.

Atualmente, 50% dos produtos da Mattel são fabricados na China, e essa porcentagem continua a diminuir, disse o CEO Ynon Kreiz aos analistas durante a chamada.

“Não se trata tanto de risco geopolítico como tal, mas sim de diversificar nossa base e trabalhar em diferentes países e continuar a otimizar nossa base em termos de custo, atendimento, serviços por diferentes fornecedores e parte de nossa jornada para continuar a fortalecer nossa cadeia de suprimentos, que agora é uma vantagem competitiva para nós”, disse Kriez.

A Mattel possui outros principais locais de fabricação na Indonésia, Malásia, México e Tailândia, de acordo com a declaração.

O fechamento faz parte do Programa de Otimização para o Crescimento Lucrativo da Mattel, anunciado inicialmente no quarto trimestre de 2023. O programa de três anos visa alcançar eficiências e oportunidades de economia de custos na cadeia de suprimentos por meio de uma base de fabricação mais diversificada e esforços de sourcing geográfico otimizados. Em 2024, a Mattel espera economizar cerca de $60 milhões como resultado do programa.

Na chamada de ganhos do primeiro trimestre da Mattel, o CFO Anthony DiSilvestro disse que a empresa viu uma expansão significativa da margem bruta devido a custos mais baixos de gestão de inventário, deflação de custos no frete marítimo e economias de seu programa de crescimento. Ele acrescentou que a empresa espera continuar se beneficiando das economias de custo e dos níveis de produção aumentados.

A empresa por trás das bonecas Barbie e dos brinquedos Fisher-Price vem fazendo esforços para diversificar e mudar sua base de produção há algum tempo.

Em 2021, a Mattel começou a usar fabricação de fontes duplas para certas linhas de produtos e começou a depender mais de nearshoring para evitar gargalos durante a temporada de pico. No mesmo ano, a fabricante encerrou as operações em sua fábrica no Canadá. Anteriormente, em 2019, a Mattel fechou três fábricas no México, China e Indonésia.

Leia também: Filme Barbie e a personalização na experiência do shopper

 

Imagem: Getty Images
Informações: Kelly Stroh para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo