Comportamento

McDonald’s lidera consumo de fast food no Brasil

Publicado

on

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's

O McDonald’s aparece como a marca de fast food mais consumida no Brasil, com 76,4 milhões de pontos de contato, segundo o estudo Brand Footprint Brasil Out of Home QSR 2025, realizado pela Kantar Worldpanel. A métrica utilizada é o CRP (Consumer Reach Points), que combina o número de lares que consomem a marca e a frequência desse consumo. Em seguida no ranking estão Burger King (68,5M CRP), Pizza Hut (26,3M CRP), Habib’s (19,8M CRP) e Giraffas (16,5M CRP).

A rede McDonald’s também apresentou crescimento nos principais canais de venda – ponto de venda físico, e-commerce e drive-thru. O avanço está associado à estratégia da empresa de ampliar os canais de contato com os consumidores, que têm adotado múltiplas formas de compra.

Outras redes também demonstraram expansão. O Burger King foi a marca que mais ganhou novos compradores entre 2023 e 2024, com mais de 5 milhões de clientes adicionais. “Esse avanço se deve, principalmente, ao aumento da presença de jovens de 11 a 29 anos nas lojas físicas e ao crescimento entre o público acima de 50 anos no ambiente digital”, afirmou David Fiss, diretor de Novos Negócios da Worldpanel.

A Cabana Burger teve o maior crescimento em penetração no período analisado, com alta de 87,5%, especialmente entre consumidores das classes A e B e pessoas de 40 a 49 anos. China in Box e Pizza Hut também ampliaram sua base de clientes, com 1,2 milhão e 890 mil novos compradores, respectivamente.

No segmento premium, o Madero apresentou crescimento de 14,3% em penetração. A marca opera com tíquete médio por comprador 95% superior ao do McDonald’s, com foco em aumentar o gasto por visita.

O levantamento mostra ainda que 49,3% do consumo de fast food no Brasil ocorre no próprio ponto de venda. O e-commerce responde por 29,2% das ocasiões, enquanto pedidos via telefone somam 12,4%. O drive-thru apresentou crescimento de 0,4 ponto percentual em penetração.

Em 2024, o consumo de fast food no Brasil cresceu 16% em número de ocasiões e 0,3 ponto percentual em base de clientes. Segundo o estudo, 62% dos brasileiros consumiram fast food ao menos uma vez no ano. O gasto médio anual por pessoa foi de R$ 263, com frequência média de cinco visitas.

A edição mais recente da pesquisa ampliou sua amostra em 75% e passou a representar o comportamento de 147,6 milhões de pessoas em todo o país, superando os 47,4 milhões de consumidores analisados anteriormente nas principais metrópoles.

Imagem: Unsplash

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *