Connect with us

Investimentos

McDonald’s pretende abrir mil restaurantes na China neste ano

Meta da rede de fast food é ter 10 mil restaurantes no país até 2028, mas concorrência é forte

Published

on

Entrada de um restaurante do McDonald’s na China

De acordo com a Bloomberg News, o McDonald’s planeja lançar mil novos restaurantes na China até o final deste ano. A iniciativa, parte do projeto de expansão global da rede de fast food, representaria quase dois terços das novas filiais nos mercados fora dos Estados Unidos, além de repetir o número de estabelecimentos inaugurados no país da Ásia no ano de 2023.

O CEO do McDonald’s, Chris Kempczinski, afirmou que a empresa fará o necessário para garantir sua competitividade nesse mercado em ascensão. A reportagem aponta que a meta da empresa é alcançar mais de 10 mil restaurantes na China até 2028.

No entanto, o McDonald’s está ciente que há forte concorrência no país asiático. A Yum China Holdings Inc., operadora das marcas KFC e Pizza Hut, já possui mais de 14 mil unidades na China e planeja expandir para 20 mil até 2026.

Um aspecto interessante é que cerca de 60% das novas lojas do KFC na China estão sendo abertas em cidades de menor porte, conforme relatado pelo jornal local People’s Daily nos primeiros nove meses de 2023.

Essa estratégia de expansão da rede de fast food reflete uma mudança de foco para cidades chinesas menos conhecidas e uma adaptação ao perfil do consumidor, que busca refeições mais acessíveis devido a restrições orçamentárias.

Os executivos do McDonald’s observaram um aumento na dependência de campanhas promocionais para impulsionar as vendas no mercado chinês, com marcas oferecendo descontos agressivos.

No último mês de dezembro, o McDonald’s implementou um aumento de cerca de 3% nos preços de alguns de seus produtos. Além disso, no final do ano anterior, a empresa aumentou sua participação na parceria responsável por seus negócios na China, Hong Kong e Macau, adquirindo uma parcela maior do Carlyle Group Inc. — passando de 20% para 48%.

Entrada de um restaurante do McDonald’s na China

Imagem: Reprodução