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Comportamento

Mercado de beleza de prestígio registra faturamento de quase R$ 2 bi no 1º semestre no Brasil

Levantamento indica crescimento de 11% em unidades vendidas em relação a 2023

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mercado de beleza de prestígio

O mercado brasileiro de beleza de prestígio registrou resultados positivos no primeiro semestre de 2024. Dados da Circana, empresa global de data tech especializada na análise do comportamento de consumo, indicam que o setor alcançou um faturamento superior a R$ 1,8 bilhões, com a venda de mais de 5 milhões de unidades. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 18% em valor e 11% em unidades vendidas.

As lojas físicas mantêm sua relevância no mercado, com crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. Paralelamente, as vendas online também registraram expansão, com um aumento de 13%. “A combinação de ambos os canais demonstra como os consumidores estão buscando a conveniência do online sem abrir mão do toque pessoal das lojas físicas”, explica Ana Seccato, diretora comercial e thought leader da Circana.

Todas as categorias de produtos de beleza de prestígio apresentaram crescimento de dois dígitos no período, com destaque para a categoria de maquiagem, que registrou um aumento de 25%. Segundo a Circana, produtos para o rosto, como blushes e corretivos, e itens para lábios, como batons e gloss, lideraram o crescimento da categoria, impulsionados por tendências populares nas redes sociais, especialmente no TikTok, e por novos lançamentos.

A categoria de skincare também apresentou um desempenho superior à média do mercado, com crescimento de 18% em comparação a 2023. Produtos de cuidado corporal se destacaram, alinhados às tendências globais, enquanto a categoria de proteção solar ganhou relevância, com destaque para produtos que oferecem benefícios adicionais além da proteção FPS.

A categoria de fragrâncias registrou um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, impulsionada por lançamentos recentes. A Circana aponta que os lançamentos de 2024, juntamente com os de 2023, foram responsáveis por 80% do crescimento do setor no período, com as novidades deste ano contribuindo com 31%. O aumento dos preços médios das fragrâncias, de 10%, também impactou o crescimento, especialmente no canal online.

Entre os principais lançamentos de fragrâncias de 2024 estão Good Girl Blush Elixir e 212 VIP Rosé Elixir de Carolina Herrera, MYSLF da Yves Saint Laurent, Miss Dior Parfum da Dior e Paradoxe Intense da Prada. Os lançamentos de 2023 que mais contribuíram para o crescimento em 2024 incluem Invictus Victory Elixir e Phantom Parfum da Rabanne, Goddess da Burberry, Le Male Elixir de Jean Paul Gaultier e Fame Parfum da Rabanne.

No segmento de maquiagem e tratamento, os lançamentos de destaque de 2024 foram MACximal Silky Matte e Studio Fix Fluid da MAC, Backstage e Dior Rouge da Dior, e Revitalessence Skin Glow da Shiseido.

Ana Seccato observa que o desempenho do mercado de beleza de prestígio no Brasil no primeiro semestre de 2024 supera o ritmo de crescimento global. “A América Latina uma vez mais performa acima da média global e o Brasil e o México (maiores mercados da região) foram fundamentais para sustentar os resultados, apoiados pelas inovações da indústria”, concluiu.

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Imagem: Pexels

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