Connect with us

Economia

Mercado de brinquedos recuou no primeiro semestre mas promete aquecer nos próximos meses

Por outro lado, junho teve um resultado positivo, trazendo alívio para o setor; jogos de montar e eletrônicos foram os que mais venderam

Published

on

De acordo com dados recentemente divulgados pela Circana, o mercado brasileiro de brinquedos recuou 5% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Essa queda é atribuída à redução de 7% no preço médio dos brinquedos, apesar de um crescimento de 2% no volume de vendas em unidades.

O mês de junho, por outro lado, trouxe um alívio para o setor, com um crescimento de 2% no faturamento em relação ao ano anterior. Este aumento é resultado de uma alta de 10% no volume de unidades vendidas, compensando a retração de 7% no preço médio. 

“Este foi o segundo mês em que o mercado mostrou um crescimento robusto nas vendas de unidades, indicando uma demanda aquecida por brinquedos”, analisa Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana.

Entre as categorias analisadas, as que mais venderam foram Blocos de Montar e Jogos Eletrônicos, que apresentaram crescimento significativo de 21% e 25%, respectivamente. Por outro lado, categorias como Externos & Esportivos e Infantis e Pré-Escolares enfrentaram retrações de 18% e 14%.

Os principais fabricantes do setor mostraram resultados variados. Hongyao por exemplo, liderou o crescimento com um aumento de 133%, seguido pela LEGO que cresceu 43% e da Roma com 33%. Em contraste, empresas como New Toys, Mattel e Hasbro enfrentaram quedas de 41%, 12% e 10%, respectivamente.

Quanto às propriedades de brinquedos, Marvel Universe foi a de maior destaque, com aumento de R$ 8 milhões em faturamento. Minecraft e Sylvanian Families também se destacaram, com aumentos de R$ 4,8 milhões e R$ 4,5 milhões, respectivamente. No lado oposto, marcas como Fisher-Price e Barbie enfrentaram perdas de receita, com reduções de R$ 11,7 milhões e R$ 11 milhões, respectivamente. DC Universe também sofreu uma diminuição de R$ 4,2 milhões.

“O mercado de brinquedos brasileiro mostra sinais de recuperação e adaptação no primeiro semestre de 2024. Enquanto algumas categorias e fabricantes enfrentam desafios, o crescimento nas vendas de unidades e a popularidade crescente de certas propriedades indicam um cenário dinâmico e em evolução para o setor, em especial para o segundo semestre, em que datas comemorativas aumentam as vendas no setor”, comenta Guilherme.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *