Connect with us

Economia

Mercado revisa projeção de inflação para cima pela quinta semana seguida

De acordo com Boletim Focus, expectativas do PIB também sobem

Published

on

imagem conceito de inflação; mercado projeção inflação

Analistas de mercado revisaram pela quinta semana seguida a projeção para a inflação deste ano, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central. Segundo as medianas das expectativas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2024 em 3,90%, 0,9 ponto percentual acima do centro da meta de 3%, mas ainda dentro da margem de tolerância de até 4,5%.

Além das projeções para 2024, os analistas também revisaram a estimativa de inflação para 2025, elevando-a para 3,78%. Este é o sexto aumento semanal consecutivo para a inflação de 2025. O centro da meta para o próximo ano é o mesmo deste ano — 3% — com um limite superior de 4,5%.

Essas revisões ocorrem em um contexto de incertezas fiscais, efeitos climáticos adversos no Rio Grande do Sul e a transição na liderança do Banco Central. Além disso, o cenário internacional traz inseguranças adicionais, como as políticas de juros das grandes economias e possíveis riscos geopolíticos.

Na semana passada, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentou que, embora a inflação atual esteja controlada, as expectativas mostram uma “desancoragem” da meta, o que preocupa a autoridade monetária. Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá para decidir sobre a política de juros.

No último encontro, em maio, houve uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa Selic, um ritmo menor do que o observado anteriormente neste ciclo de cortes. Para 2024, os economistas mantêm a projeção de 10,25% para a Selic, sugerindo mais um corte. Já para 2025, a taxa terminal foi elevada de 9% para 9,25%, indicando uma tendência de juros altos por mais tempo.

Os analistas de mercado, além da inflação, também revisaram a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 2,05% para 2,09%. Na semana passada, o PIB do primeiro trimestre registrou um crescimento de 0,8%, acumulando uma alta de 2,5% para o ano. A expectativa do governo federal é que a economia avance 2,5% em 2024, ligeiramente abaixo do crescimento projetado para 2023, de 2,9%.

imagem conceito de inflação; mercado projeção inflação

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *