• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Mercados de Bairro têm Crescimento de 10% no Nordeste
Advertisement

Comportamento

Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

Operação

Amazon abrirá centro de distribuição no Japão com aquecimento geotérmico

Operação

Consumidores buscam mais do que preço: valor é prioridade nas decisões de compra, afirma pesquisa da Deloitte

Operação

Mercado de beleza cresce na América Latina, diz levantamento

Operação

Prevenção de perdas no varejo: o que é, por que é essencial e como aplicá-la

Operação

Plataformas locais de delivery movimentam R$ 2,4 bi em cidades pequenas

Comportamento

Carrinho virtual influencia decisão de compra de 95% dos consumidores

Colunistas Operação

A conversão da rua/shopping para a loja

Operação

Berghaus estreia na América do Norte com relançamento de jaquetas icônicas

Operação

Mercados de Bairro têm Crescimento de 10% no Nordeste

Apesar da ascensão dos atacarejos, pequenos comércios tem se destacado no Nordeste, segundo levantamento da NIQ

Publicado

2 anos atrás

on

24 de julho, 2023

Por

Redação

Após um período marcado por alta inflação, onde os consumidores priorizavam preços nas compras domésticas, a comodidade está recuperando sua relevância no consumo. Esse comportamento reflete-se no crescimento dos mercadinhos de bairro ou mercados de proximidade em todo o país. Esses estabelecimentos, também conhecidos como mercados de vizinhança, possuem até 1.000 m² e oferecem uma menor variedade de produtos, porém, se destacam por estarem geograficamente próximos dos consumidores, atendendo às suas necessidades de reposição.

O Nordeste apresenta um aumento significativo no faturamento dos super pequenos em 2023, registrando uma alta de 10%, segundo a última Atualização Semanal do Varejo Moderno Brasileiro, divulgada pela NIQ. Esse índice é superior à média nacional, que é de 7,6%. Grandes nomes do setor supermercadista estão entrando e expandindo nesse segmento, como é o caso do Carrefour, que recentemente lançou a franquia Carrefour Express. Outras marcas como Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra também estão focadas em atender a esse público.

Os mercados de proximidade oferecem um mix de produtos adaptado à cesta de compras do consumidor, baseado nos itens mais procurados. Além de conveniência, eles também disponibilizam opções como cereais, produtos matinais, macarrão, açúcar e outros itens para reposição e abastecimento doméstico. Alguns estabelecimentos até oferecem serviços adicionais, como padarias e restaurantes.

O crescimento dos mercados de proximidade complementa a expansão dos atacarejos, outro modelo de negócio popular atualmente. Enquanto os atacarejos atendem às compras maiores do mês, os mercados de vizinhança atendem às demandas de reposição, oferecendo conveniência aos consumidores. A localização estratégica é um dos pontos fortes desses mercados menores, já que eles ocupam espaços nas áreas centrais das cidades, próximos às residências e rotas diárias dos clientes, enquanto os atacarejos costumam estar mais afastados.

As regiões Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo têm sido destaque no desenvolvimento do segmento de super pequenos, associado ao cenário macroeconômico de redução da inflação e recomposição da renda, que leva os consumidores a diversificar suas compras. Embora grandes empresas, como o Carrefour e o GPA, já estejam investindo nesse formato, a expansão das lojas ainda é mais forte em outras regiões, mas espera-se que o mercado de proximidade ganhe ainda mais força em todo o país.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Retorno aos escritórios impulsiona aumento no consumo de biscoitos

Não perca

Marcas próprias no Carrefour e Pão de Açúcar têm crescimento de 20%

Continue Reading

Você pode gostar

  • homem comendo pipoca em festa junina homem comendo pipoca em festa junina

    Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

  • imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial

    Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

  • celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais

    M-commerce: o que é e quais suas vantagens

  • Amazon Amazon

    Amazon abrirá centro de distribuição no Japão com aquecimento geotérmico

  • Consumo consciente; índice stone; valor Consumo consciente; índice stone; valor

    Consumidores buscam mais do que preço: valor é prioridade nas decisões de compra, afirma pesquisa da Deloitte

  • Ypê Ypê

    Ypê e L’Occitane au Brésil lançam amaciantes concentrados em parceria inédita

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
homem comendo pipoca em festa junina
E-commerce5 horas atrás

Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial
Comportamento7 horas atrás

Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais
E-commerce8 horas atrás

M-commerce: o que é e quais suas vantagens

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação