Operação
Retorno aos escritórios impulsiona aumento no consumo de biscoitos
Levantamento da Abimapi mostrou que 78% dos entrevistados gostam de comer biscoitos durante o horário de trabalho

A retomada dos escritórios após o período de pandemia trouxe um aumento notável no consumo de biscoitos em todo o país, de acordo com um levantamento realizado pela Abimapi, associação que representa marcas renomadas como Camil, Nestlé e Bauducco. A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados (78%) preferem saborear bolachas durante o horário de trabalho. Esse hábito de consumo havia sido prejudicado durante o período em que os escritórios permaneceram fechados devido à pandemia, e agora, com o avanço da vacinação em 2022, a categoria registrou um crescimento de 21% em valor de vendas, alcançando impressionantes R$ 29 bilhões em faturamento e 1,5 milhão de toneladas em volume de vendas, conforme afirmado por Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
A preferência por biscoitos durante o trabalho é atribuída à sua versatilidade, pois esses produtos estão disponíveis em diversos tipos e embalagens com gramaturas diferentes, adaptando-se a diversas ocasiões de consumo. Segundo Zanão, essa praticidade faz dos biscoitos uma excelente opção de lanche para o ambiente de trabalho. Além disso, o estudo revelou que o consumo de biscoitos não se limita apenas ao expediente profissional: 19% das mulheres e 18% dos homens também os consomem enquanto assistem à televisão. De fato, cerca de 80% dos adultos entrevistados afirmaram consumir algum tipo de biscoito diariamente ou semanalmente.
A pesquisa também constatou que a preferência por biscoitos doce ou salgado varia de acordo com a faixa etária dos consumidores. Enquanto mais da metade dos entrevistados disse gostar de ambas as opções, os biscoitos doces mostraram-se mais populares para 68% dos brasileiros com idades entre 18 e 39 anos. Quanto aos horários preferidos para o consumo, os intervalos entre as refeições e o café da manhã se destacaram como os momentos em que os biscoitos são mais apreciados pelos brasileiros. Com esse panorama, o mercado de biscoitos promete continuar crescendo e se adaptando aos hábitos de consumo dos brasileiros, impulsionado pela sua conveniência e diversidade de sabores e apresentações.
Imagem: Freepik