• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Pequenos mercados autônomos em condomínio ganham força no Brasil
Advertisement

Inovação

OpenAI e Shopify estariam trabalhando em integração de checkout no ChatGPT

Inovação

Behr aposta em IA do Google para facilitar escolha de tintas

Inovação

Plataformas de conteúdo com IA: por que o seu feed pode ser o seu futuro

Inovação

Varejo digital enfrenta desafio de adaptação à descoberta por IA

Inovação

Composable Commerce: como ele revoluciona o e-commerce?

Inovação

Fini lança jogo Caça Fini nas férias

Inovação

Brics defende desenvolvimento de IA em código aberto com governança da ONU

Inovação

Setor de restaurantes aposta em IA para melhorar experiência do cliente e operações

Inovação

Plataforma de IA transforma WhatsApp em canal de vendas

Inovação

Pequenos mercados autônomos em condomínio ganham força no Brasil

Estima-se que existam cerca de 10 mil mercadinhos autônomos no Brasil, movimentando entre R$1,5 bilhão e R$2 bilhões por ano

Publicado

2 anos atrás

on

5 de junho, 2023

Por

Redação

Durante a fase mais difícil da pandemia do novo coronavírus, os mercadinhos autônomos, localizados em condomínios, ganharam impulso como uma alternativa segura para compras, já que sair de casa representava um risco à saúde. Esses estabelecimentos se tornaram uma salvação para muitos consumidores, oferecendo conveniência ao disponibilizar produtos essenciais, como arroz e feijão, no próprio andar térreo dos prédios.

Com o retorno gradual da circulação de pessoas, havia uma expectativa sobre se esse novo modelo de loja manteria seu apelo diante da ansiedade dos brasileiros de voltarem às ruas. No entanto, a resposta veio afirmativa. Em conversa com o Diário do Comércio, Tom Ricetti, fundador da Onii, aponta que o Brasil é um dos países com mais soluções de venda autônoma no mundo, com a empresa possuindo 720 pontos no país. A Onii foi criada em 2019 e possui lojas em diversos locais, como condomínios, faculdades, hotéis, hospitais e coworkings. Além disso, a empresa está se preparando para expandir para Portugal, Espanha e Emirados Árabes.

A Onii utiliza tecnologia em seu modelo de negócio, que inclui um aplicativo para acesso às lojas, meios de pagamento, emissão de notas fiscais, controle de estoque e inteligência para identificar as demandas dos consumidores. Outra empresa nesse segmento é a Minha Quitandinha, que também funciona como uma “software house” ao desenvolver toda a tecnologia necessária para a operação automatizada das lojas e gestão das franquias. A Minha Quitandinha está presente em 20 estados brasileiros, com 180 pontos franqueados, e pretende chegar a 300 até o final do ano.

Apesar de muitos franqueados da Minha Quitandinha não serem do ramo de varejo, como dentistas, advogados e ex-trabalhadores com carteira assinada, o negócio tem se mostrado sustentável e adaptável às comunidades locais, oferecendo produtos personalizados e preços acessíveis.

Estima-se que existam cerca de 10 mil mercadinhos autônomos no Brasil, movimentando entre R$1,5 bilhão e R$2 bilhões por ano, e espera-se que esse valor dobre até o final de 2023. Os principais players do mercado estão se unindo para criar uma associação de venda autônoma, que já conta com cerca de 30 operadores. Há ainda um grande potencial de crescimento, uma vez que pesquisas indicam que pelo menos 400 mil condomínios no país estão prontos para receber um mercado autônomo.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Coop aposta em novo modelo e deve inagurar 80 mercados autônomos

Não perca

Mercado Livre vê mulheres líderes como fonte de bons resultados

Continue Reading

Você pode gostar

  • Nrf Europe 2025 Nrf Europe 2025

    NRF Europe 2025 anuncia novos palestrantes internacionais para sua estreia em Paris

  • MediaMarktSaturn MediaMarktSaturn

    Como a MediaMarktSaturn está redesenhando o varejo europeu

  • Homem negro segurando sacolas nas mãos enquanto olha no celular; omnicanalidade Homem negro segurando sacolas nas mãos enquanto olha no celular; omnicanalidade

    Omnicanalidade no varejo: o que é e como implementar?

  • 7-Eleven 7-Eleven

    Canadense Couche-Tard desiste de tentar adquirir controladora da 7-Eleven

  • OpenAI, criadora do ChatGPT e do SearchGPT OpenAI, criadora do ChatGPT e do SearchGPT

    OpenAI e Shopify estariam trabalhando em integração de checkout no ChatGPT

  • clientes; conversar; consumidor clientes; conversar; consumidor

    Com inadimplência em alta, varejo busca equilíbrio entre tecnologia, escuta ativa e conexão com o consumidor

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Nrf Europe 2025
NRF Paris 20251 hora atrás

NRF Europe 2025 anuncia novos palestrantes internacionais para sua estreia em Paris

MediaMarktSaturn
NRF Paris 20253 horas atrás

Como a MediaMarktSaturn está redesenhando o varejo europeu

Homem negro segurando sacolas nas mãos enquanto olha no celular; omnicanalidade
Operação4 horas atrás

Omnicanalidade no varejo: o que é e como implementar?

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

supera
Franchising3 dias atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

APTK
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #43: APTK

etapp
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #42: Etapp

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação