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Na reta final para o Natal, confira cinco dicas para melhorar a experiência de compra nos supermercados

Segundo a ASSERJ, as vendas devem aumentar 10% nesse período e os supermercados trabalham com todo o seu quadro de funcionários para trazer mais conforto aos clientes

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casal de homem e mulher fazendo compras em supermercado; festas de fim de ano

Com a proximidade das celebrações de fim de ano, duas das datas mais importantes para o setor varejista, o Natal e o Ano Novo, aquecem as vendas e mobilizam os empresários. Para a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), as tradicionais festas de dezembro podem representar um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas, em comparação com o ano anterior. Nesse contexto em que os supermercados devem estar cheios, é importante tornar a experiência de compras do consumidor a melhor possível. 

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, os supermercados apostam principalmente nas vendas natalinas. “O Natal é a comemoração mais esperada pelas famílias brasileiras, sendo uma das datas mais aguardadas pelo varejo. O segmento supermercadista alimenta uma expectativa positiva, uma vez que as famílias irão priorizar suas comemorações ao redor da mesa natalina”, ressalta o executivo. 

Por se tratar de uma das datas mais aguardadas pelos supermercadistas, o Natal ainda exige um trabalho reforçado do setor de supermercados, pois o sucesso final depende de uma experiência positiva do cliente. Para auxiliar os empresários nos últimos dias que precedem o Natal, a ASSERJ listou cinco dicas para fortalecer a relação com os clientes e aumentar as vendas. 

1 – Atendimento de excelência nos supermercados

A concorrência é grande e nem sempre o melhor preço cativa o consumidor. Ofertas especiais, individualizadas por grupos e faixas etárias, podem fazer a diferença. É fundamental uma experiência de compras que marque e cative. Envio de ofertas personalizadas, interação via redes sociais com consultores e plataformas acessíveis, tornam o contato mais próximo. 

2 – Pagamento facilitado e entrega rápida

Pode até parecer uma dica óbvia, mas em ambos os casos, as informações devem ser claras e objetivas. Se o pagamento pode ser feito de diversas formas, como parcelamento sem juros no cartão de crédito e até mesmo PIX. Essa comunicação visual deve estar visível. Ao oferecer entregas rápidas e no mesmo dia, não deve ocorrer falhas. Em casos extremos, onde não poderá ser realizada a entrega dentro do prazo estipulado, deve haver um contato imediato com o cliente. A conveniência é um serviço importante, que se reflete na confiança do consumidor e não deve ser minimizado.     

3 – Descontos e promoções especiais para cativar

Criar promoções com sorteio de brindes e oferecer descontos sempre vão atrair o consumidor. Ao disponibilizar para os clientes ofertas exclusivas, o varejista fornece um incentivo adicional aos consumidores, que elegem o seu estabelecimento como foco das compras de Natal. Vale considerar a possibilidade de incluir a entrega das compras, uma comodidade que sempre auxilia o cliente na rotina do dia a dia. 

4 – Espírito de Natal: apoiar boas causas  

É cada vez maior a preocupação dos clientes com o consumo consciente, ou seja, se aliar a marcas que se preocupam e pensam em responsabilidade social. Apoiar causas ao longo do é de fundamental importância, porém nessa época de Natal, diversas instituições como orfanatos, asilos e ONGs precisam de auxílio extra. Ao demonstrar apoio e reforçar essas ações, a empresa ratifica ao seu cliente o compromisso com o bem-estar da sociedade.  

5 – Estar preparado para alta demanda nos supermercados

Os supermercados procuram trabalhar com todo o seu quadro de funcionários nesse período do ano. Inclusive, em alguns casos é preciso contratar colaboradores adicionais para dar conta de todo o processo de abastecimento, produção e operação no caixa. Tudo isso para trazer mais conforto ao cliente e a garantia de que ele vai encontrar tudo o que precisa.

A satisfação do cliente está em primeiro lugar! É de suma importância conhecer o histórico de vendas neste período e suas perspectivas para que os supermercados comprem de seus fornecedores quantidades de produtos perecíveis capazes de suprir todas as demandas, mas que, por outro lado, não ultrapassem a capacidade de estocagem, gerando desperdício.

Imagem: Envato