Connect with us

Inovação

Natural One inaugura projeto focado em sustentabilidade

Ferti One transformará resíduos em fertilizantes para uso em fazendas

Published

on

Projeto da Natural One está ativo em Jarinu, no interior de São Paulo

A Natural One iniciou um projeto na área de sustentabilidade. O Ferti One, iniciativa da marca líder de sucos 100% naturais, transforma os resíduos líquidos gerados pela empresa na fabricação de suas bebidas em fertilizante mineral, rico em matéria orgânica e cheio de nutrientes, para o crescimento e desenvolvimento de lavouras.

A marca, que lançou uma nova linha de leites vegetais recentemente, projeta que o Ferti One terá uma conversão inicial de 3.000 m³ de efluentes industriais a cada mês, representando aproximadamente 40% do total produzido pela fábrica. Essa quantidade equivale a cerca de três piscinas olímpicas cheias.

Entre a concepção, análise de viabilidade, modificações estruturais, adequações de equipamentos, licenciamentos e registros junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, foram dois anos de desenvolvimento do Ferti One, com investimentos na ordem de R$ 600 mil.

Os resíduos líquidos gerados na linha de produção das bebidas, como restos de sucos e líquidos que seriam desperdiçados pelo processo produtivo, têm insumos minerais adicionados para o atendimento das necessidades de cada solo. Assim, o que seria descartado se torna fertilizante mineral para ser aplicado em plantações em geral.

O projeto já está em funcionamento, em formato piloto, na cidade de Jarinu, no interior de São Paulo, em uma fazenda de cana de açúcar e milho localizada próximo à fábrica da Natural One, onde especialistas acompanham como o novo material é recebido pelo solo e analisam os impactos positivos para futuras colheitas.

O vice-presidente industrial da Natural One, Uira Soares, afirma que a empresa tem a busca pela sustentabilidade como um de seus principais pilares. “Sendo um dos players líderes do setor nacional de bebidas naturais, entendemos que é nosso papel trazer inovações com foco na responsabilidade socioambiental do nosso negócio, seja criando novas alternativas para o não uso de materiais nocivos à natureza ou mesmo a transformação daquilo que seria prejudicial ao meio ambiente em um produto de alto valor agregado para o solo e as plantas, como é o caso do nosso Ferti One”, pontuou o executivo.

A previsão da foodtech é que o Ferti One, após os registros nos órgãos competentes, entre no portfólio dos produtos da empresa voltados ao B2B e esteja disponível no mercado agrícola a partir de 2024. Para o futuro, a Natural One também prevê a criação de fertilizantes sob encomenda, com aditivos de outros nutrientes. 

Além do Ferti One, a Natural One prepara outros projetos com foco em ESG, como a criação de embalagens em plástico 100% reciclado fabricado a partir de materiais descartados. A previsão é que até 40 mil toneladas de plástico virgem da cadeia produtiva da companhia sejam retirados de circulação nos próximos cinco anos, data em que o portfólio da empresa será completamente envasado com o material reciclado. A empresa é a primeira do setor de sucos naturais a adotar essa estratégia.

Projeto da Natural One está ativo em Jarinu, no interior de São Paulo

 

Imagem: Assessoria