Economia
No Natal, supermercados esperam mais vendas de bebidas e proteínas
Associação Brasileira de Supermercados revela que 62% dos supermercadistas preveem crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), há uma expectativa otimista entre os supermercadistas para o Natal de 2023. Cerca de 62% deles projetam um aumento no consumo em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados da pesquisa indicam que as categorias de bebidas e proteínas são as mais visadas pelos consumidores neste Natal.
Na categoria de bebidas, espera-se um crescimento de 12,3%, abrangendo itens como cervejas, cervejas premium, destilados, espumantes, refrigerantes, sucos, vinhos importados e vinhos nacionais.
Além disso, com um crescimento estimado de 10,1%, a cesta de proteínas engloba produtos sazonais, incluindo aves natalinas, bacalhau, carnes bovinas, frango, lombo, ovos, peixe, pernil, peru e tender.
Dicas para aproveitar o momento nos supermercados
“A projeção de aumento nas vendas para o Natal reflete uma oportunidade única para os supermercados ampliarem sua presença no mercado. É crucial que eles estejam atentos às tendências de consumo, ajustem seus estoques e criem estratégias de marketing que destaquem a variedade de produtos nas categorias de bebidas e proteínas”, destaca o economista, e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados e atacarejos.
Diante da projeção de um maior consumo, os supermercados podem ajustar seus estoques e planejamentos logísticos para atender à demanda esperada. Além disso, a identificação de tendências específicas de consumo pode orientar a tomada de decisões estratégicas, garantindo uma oferta alinhada às preferências do público. “A diversificação de produtos nas categorias em destaque, aliada à criação de promoções atrativas, é uma estratégia inteligente para atrair a atenção dos consumidores e incentivá-los a explorar novas opções. Além disso, colocar um foco significativo na experiência do cliente durante as compras é crucial para estabelecer uma conexão emocional, garantindo não apenas transações, mas a fidelidade a longo prazo”, afirma Rosadas.
Investir tempo e recursos na análise minuciosa das preferências de consumo é um passo crucial. Compreender as necessidades individuais dos clientes possibilita uma personalização eficaz, criando uma experiência de compra que supera as expectativas. Uma abordagem estratégica não só impulsiona as vendas durante o período festivo, mas também lança as bases para um crescimento sólido no próximo ano, oferecer uma experiência de compra agradável e personalizada pode ser um diferencial crucial. Isso não apenas fideliza os clientes durante esta temporada, mas também garante sucesso no futuro.
Imagem: Envato