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E-commerce

Segundo pesquisa, vendas do Natal podem superar últimos anos

A previsão é que a alta seja de 5%, a maior desde 2013; maior parte do consumo deve ser online

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Casal se dando presente enquanto se abraça na rua no natal. Luzes de natal

De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de natal de 2023 devem ter um aumento de cerca de 5%, o que representa o maior salto desde 2013, quando a alta foi de 4,9%. 

Esses dados não andam sozinhos. Além deles, a pesquisa realizada pela Meta, “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, desenvolvida em parceria com a Offerwise, revela que 89% dos consumidores brasileiros planejavam fazer compras no intervalo entre a Black Friday e o Natal.

Vendas de natal pelo e-commerce

Ainda segundo a CNC, os lojistas de shopping centers demonstram uma grande expectativa de expansão no marketshare das vendas por e-commerce, e 54,8% deles preveem um aumento substancial nas vendas na data por meios digitais. Na mesma linha, os comerciantes consideram os canais digitais como uma das principais ferramentas de vendas durante o natal e o período do fim de ano.

Esses dados são embasados pela pesquisa do Fecomércio, que indica que jovens de 18 a 29 anos são os mais ativos no e-commerce, enquanto a faixa etária acima de 50 anos tem a menor proporção de consumidores online. Também, especialmente as mulheres com renda de 1 a 2 salários-mínimos são as mais assíduas no e-commerce.

Estratégias

Segundo a empresa, uma das estratégias que têm sido eficazes para aumentar as vendas nessa época do ano são as decorações de natal instaladas no varejo. Criado com antecedência, o design natalino das lojas é capaz de atrair os clientes, criar a esfera natalina, despertar interesse nas compras, e também levar os consumidores a planejar suas compras com mais tempo. Grande parte dos shoppings e centros de comércios já estão com suas decorações, buscando aproveitar ao máximo o período de compras de natal e de final de ano.

Matheus Maiberg, CEO da Groufy, destaca a importância de priorizar a facilidade no processo de compra e pagamento para os clientes, enfatizando o papel crucial desses aspectos para o sucesso de marketplaces e e-commerces. Segundo ele, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada, seguido pelo Pix, que conquistou a segunda posição em popularidade nos últimos doze meses.

Imagem: Envato