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NRF 2024: O que esperar do maior evento de varejo do mundo?

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NRF 2024

Mais de 90% dos temas da NRF 2024 já foram divulgados e, com isso, a identidade da feira passa pouco a pouco a se formar, com indícios daquilo que deverá ditar o mercado de consumo no próximo ano.

O evento, que acontecerá de 14 a 16 de janeiro de 2024, em Nova York, é considerado por muitos o maior e mais importante para o setor, atraindo milhares de brasileiros e estrangeiros em busca de networking, aprendizado coletivo e troca de experiências. A edição deste ano contará com mais de 6.200 expositores de 110 países, além de cerca de 100.000 participantes. Ao todo, são esperadas mais de 175 palestras de muito conteúdo.

Mas quais são os temas que se destacam na NRF 2024?

Uma NRF mais conservadora. As empresas varejistas tradicionais ganham destaque, trazendo ao palco uma visão operacional diante de um ambiente econômico desafiador. Estão nessa esteira empresas como: Walmart, Glossier, Sephora, Ulta Beauty, Vitoria’s Secret, Crocs, Macys, Kmart, Walgreens, Lowes, Lovesac, Gamestop, Amazon, Mercado Livre, dentre tantas outras. O luxo também ganha um espaço especial, com empresas como Moët Hennessy, Bulgari, Bloomingdale’s, Saks.

Dentre os assuntos mais listados estão: inteligência artificial, unified commerce, loyalty, retail media e digital business.

(i) Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um dos temas que mais ganharão destaque na NRF 2024. A tecnologia está sendo cada vez mais adotada pelos varejistas para melhorar a experiência do consumidor, aumentar a eficiência das operações e impulsionar as vendas.

Na feira, os participantes poderão conferir palestras e workshops sobre como a IA está sendo usada em áreas como:

  • Personalização: A IA pode ser usada para criar experiências personalizadas para cada consumidor, com base em seus dados de compra, comportamento online e histórico de navegação;
  • Recomendação de produtos: A IA pode ser usada para recomendar produtos que sejam relevantes para os interesses do consumidor;
  • Análise de dados: A IA pode ser usada para analisar grandes volumes de dados para identificar tendências e oportunidades;
  • Automação: A IA pode ser usada para automatizar tarefas, liberando os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

O tema será abordado por empresas como PFChang, Ulta Beauly, Fivebelow, Wegmans Food Markets, Bass Pro, Walmart, dentre outros.

(ii) Unified Commerce

O Unified Commerce é um conceito que busca integrar todos os canais de vendas de um varejista, de modo que o consumidor possa ter uma experiência consistente, independentemente de onde esteja comprando. É uma evolução natural do omnichannel, passando pela não discussão de canais.

Na NRF 2024, os participantes poderão aprender sobre as melhores práticas para implementar o Unified Commerce, bem como sobre as tecnologias que podem ajudar a tornar isso possível.

Destaque para a palestra “Reinvent yourself with unified commerce”, que ocorrerá na segunda-feira, com o case da varejista Pacsun.

(iii) Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma constante na feira há muitos anos, e cada vez mais ganham destaque em suas aplicações e reinvenções por serem uma forma eficaz de reter clientes e aumentar as vendas. Na NRF 2024, os participantes poderão aprender sobre as últimas tendências em programas de fidelidade, bem como sobre como criar programas que sejam eficazes para o seu negócio.

A junção do tema com a gestão de dados, previsibilidade de demanda, e mapeamentos comportamentais ganham destaque frente as novas aplicações de inteligência artificial já listadas, com evoluções dos resultados e modelos de aplicação.

Destaque para as participações de American Express, Gamestop e Rue 21 no tema.

(iv) Retail Media

O Retail Media é uma forma de publicidade que permite que as marcas veiculem anúncios nos canais de vendas dos varejistas. Essa é uma forma eficaz de alcançar os consumidores no momento da decisão de compra e tem ditado as novas regras de negócios, sendo considerada por muitos a 3ª pnda da publicidade digital.

Como não poderia deixar de ser, o tema se encontra presente na feira em palestras específicas, ou imerso em detalhamentos de palestras mais abrangentes, que redefinem o papel da publicidade tradicional e reforçam o ecossistema digital.

Destaque aqui vai para a palestra “The Golden Age of retail media networks: How physical retail is unlocking RMNs’ full potential”, com Walgreens e Walmart.

(v) Digital Business

O varejo digital é um mercado em crescimento, mas traz seus desafios próprios na venda, competição, estruturação das operações e viabilização da cadeia sem canibalismo. Grande parte das palestras apontadas, direta ou indiretamente, fazem menção ao tema, que acaba por funcionar como um grande guarda-chuva das tendências anteriores.

Dentro desse cenário, a atenção fica com os grandes marketplaces Amazon e Mercado Livre, ambos com forte presença no evento em mais de uma oportunidade.

A NRF 2024 está imperdível! Depois de muitos anos, o evento finalmente acerta a mão no foco em praticidade. Seja você um novo recruta ou um velho conhecido, não pode perder. É o momento em que todo mercado para repensar em suas operações, rumo de negócios e futuro do mercado. Os salões do Javit Center transmitem muito mais do que tendências, ditando o rumo das operações do futuro.

Imagem: Reprodução


Patrícia Cotti fala sobre a NRF 2024

 

 

Patricia Cotti – Diretora de Business Modeling Driven.CX. Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Corporativos do Labfin.Provar/FIA, USP EACH, ESPM, ESECOM; Embaixadora do Mulheres no E-commerce; Palestrante e Especialista nas áreas de modelos de negócios de varejo, tendência de consumo, comportamento do consumidor, inovações e mercado físico-digital.