Eventos

NRF 2024: sucesso das varejistas chinesas é debatido

Especialistas apresentam ideias para que varejo consiga competir com empresas como Shein e Temu

Published

on

Shein já superou gigantes do fast fashion sem lojas físicas; varejistas chinesas; NRF 2024

O varejo global vem passando por grandes transformações nos últimos anos e um dos fatores relevantes para isso é a entrada das varejistas chinesas nos mercados ocidentais. Jason “Retailgeek” Goldberg e Deborah Weinswig falaram sobre isso em seu painel na NRF 2024.

Goldberg, que é chefe de estratégia comercial no Publicis Groupe, e Weinswig, que é CEO do Coresight Research, debateram sobre o sucesso de empresas como Shein e Temu no mercado americano nos últimos dois anos.

Os especialistas trouxeram dados da ComScore Media, que mostram que, em pouco mais de um ano de operação, a Temu já tem a mesma quantidade de acessos por mês nos Estados Unidos que a Target, tradicionalíssima rede de lojas de departamento americana. Ambas tiveram 80 milhões de acessos em novembro do último ano, enquanto a Shein aparece logo atrás, com pouco mais de 40 milhões.

A Shein também roubou o mercado americano de fast fashion, de acordo com os dados apresentados no painel: a varejista chinesa já conta com 28% do market share do setor, à frente de empresas conhecidas nos EUA e no mundo, como H&M, Zara e Forever 21.

No debate, foi apresentado o modelo da Shein e foram discutidas as razões para seu sucesso, com pontos como a cadeia de suprimentos digitalizada, o planejamento baseado em dados, a produção sob demanda e o feedback do consumidor final. Esse modelo fez com que a Shein tivesse uma produção muito mais prolífica do que marcas como Gap e Zara, mesmo sem nenhuma loja física.

Shein já superou gigantes do fast fashion sem lojas físicas; varejistas chinesas; NRF 2024

Goldberg e Weinswig elencaram ações que os varejistas podem tomar para atingir resultados semelhantes à Shein e Temu, unindo estratégias inovadoras e eficiência operacional: otimizar logística e cadeia de suprimentos, integrar estratégias de desenvolvimento de produto, expandir categorias e marcas, marketing agressivo em redes sociais com gamificação e programas de afiliados, análise de dados, automação e integração de personalização e inteligência artificial (IA).

Estratégias que empresas devem tomar para competir com varejistas chinesas; NRF 2024

*Daniel Zanco – Delegação Goakira Omnibiz para Central do Varejo

A missão NRF 2024 é uma realização da Goakira Omnibiz, com co-realização da Wake e apoio estratégico da TOTVS e TecBan.

Imagens: Daniel Zanco

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *