Operação

NRF: vendas no varejo dos EUA avançam em maio à medida que consumidores reduzem antecipações por causa das tarifas

Publicado

on

página de vendas

As vendas no varejo nos Estados Unidos continuaram em crescimento no mês de maio, embora os consumidores tenham reduzido o ritmo de compras antecipadas motivadas por preocupações com tarifas, segundo a National Retail Federation (NRF).

As vendas no varejo “core” (que excluem restaurantes, concessionárias de veículos e postos de gasolina) subiram 0,23% em relação ao mês anterior e 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o CNBC/NRF Retail Monitor, relatório divulgado pela NRF. Em abril, os crescimentos haviam sido de 0,9% mês a mês e de 7,11% ano a ano.

Já as vendas totais no varejo (incluindo restaurantes, mas ainda excluindo automóveis e combustíveis) aumentaram 0,49% em maio em relação a abril e 4,44% em relação ao ano anterior. (Diferente dos números baseados em pesquisas do Censo dos EUA, o Retail Monitor usa dados reais, anônimos e agregados de compras feitas com cartões de crédito e débito, fornecidos pela Affinity Solutions, e não requer revisões mensais ou anuais.)

Nos cinco primeiros meses de 2025, as vendas totais cresceram 4,95% em comparação ao mesmo período de 2024, enquanto as vendas core aumentaram 5,24%.

“O dado de maio sugere que a antecipação da demanda por parte dos consumidores, devido à possibilidade de novas tarifas, está provavelmente diminuindo”, afirmou Matthew Shay, presidente e CEO da NRF. “Embora ainda exista impulso, a natureza do consumo está mudando à medida que aumenta a incerteza econômica.”

Em maio, as vendas cresceram em seis categorias na comparação mensal e em sete das nove categorias na comparação anual. Os maiores destaques foram os setores de produtos digitais, artigos esportivos e lojas de variedades.

Veja os dados específicos por setor:

  • Produtos digitais: alta de 1,81% mês a mês e de expressivos 28,04% em um ano.

  • Lojas de artigos esportivos, hobbies, música e livros: aumento de 0,42% no mês e 8,21% no ano.

  • Lojas de variedades (general merchandise): alta de 0,4% no mês e 4,63% no ano.

  • Supermercados e bebidas: crescimento de 0,46% mês a mês e 4,53% ano a ano.

  • Lojas de saúde e cuidados pessoais: ligeira alta de 0,06% no mês e 3,85% no ano.

  • Lojas de roupas e acessórios: aumento de 0,67% mês a mês e 3,21% no ano.

  • Móveis e decoração: queda de 0,24% no mês e retração de 0,1% em um ano.

  • Materiais de construção e jardinagem: forte queda de 2,3% no mês e de 7,31% no ano.

  • Eletrônicos e eletrodomésticos: retração de 1,98% no mês, mas alta de 2,58% em relação ao ano anterior.

Leia também: Como foi a NRF 2025? Inovação, IA e experiência marcaram o maior evento de varejo do mundo

Imagem: Envato
Informações: Marianne Wilson para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *