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O custo da inacessibilidade: Empresas perdem mais de US$ 6,9 bilhões anualmente

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equipe em reunião de trabalho sobre inacessibilidade e acessibilidade digital

Se você acha que é caro projetar sites acessíveis e inclusivos, pense em quanto a inacessibilidade pode custar ao seu negócio. A acessibilidade na web não é apenas uma escolha ética, mas uma decisão inteligente de negócios que não requer tempo ou recursos excessivos.

A Statista revela que cerca de 13,5% da população dos EUA tem alguma deficiência. Isso representa um enorme mercado inexplorado se as suas propriedades digitais não forem acessíveis. Estima-se que varejistas de e-commerce percam mais de US$ 6,9 bilhões em receita anual por não cumprirem os padrões de acessibilidade.

Além disso, nos últimos anos, houve um aumento nos processos judiciais movidos contra empresas por seus sites, aplicativos e documentos serem inacessíveis. Alguns estudos recentes entre as empresas da Fortune 50 indicam que um único processo de acessibilidade pode custar cerca de US$ 350.000.

Abaixo, você verá o impacto significativo que a inacessibilidade pode ter em seu negócio e dicas práticas sobre como tornar seu negócio acessível e inclusivo sem gastar uma fortuna.

Leia também: Acessibilidade digital e o impacto nos negócios

O impacto econômico da inacessibilidade

O impacto econômico da inacessibilidade nas empresas é enorme! Pode afetar a renda potencial, a base de clientes e a participação de mercado. Além disso, pode aumentar as despesas operacionais e os riscos legais.

Imagine isso: o mercado de pessoas com deficiência é ainda maior do que todo o mercado chinês, com 1,85 bilhão de pessoas com deficiência e uma renda disponível de cerca de US$ 2 trilhões anualmente.

Além disso, as pessoas com deficiência têm uma forte preferência por compras online. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fable, metade das pessoas com deficiência faz compras semanais de produtos físicos online, com 6% fazendo isso diariamente.

Ao fazer compras online, as pessoas com deficiência valorizam a acessibilidade acima de tudo. Se encontrarem a inacessibilidade em um site de e-commerce, não hesitarão em abandoná-lo.

Riscos legais potenciais

A inacessibilidade cria riscos legais potenciais e pode levar a perdas financeiras significativas para as empresas.

A Lei dos Americanos com Deficiências (ADA), a conhecida lei de direitos civis, exige que as empresas que operam nos EUA garantam que seus sites sejam acessíveis a todos, independentemente de qualquer deficiência. Em outras palavras, cada empresa precisa garantir que seu site funcione com tecnologias assistivas, tenha imagens e vídeos acessíveis, contraste de cores adequado, formulários web acessíveis e inclua outros recursos para melhor acessibilidade.

O não cumprimento das regras da ADA pode levar a processos judiciais e grandes perdas financeiras. Por exemplo, o acordo típico para um processo de acessibilidade de sites ADA pode variar de US$ 5.000 a US$ 20.000. Observe que, com base na extensão e na quantidade de violações, os acordos podem variar de milhares de dólares a milhões de dólares.

Outro fato interessante sobre acessibilidade é que, em 2023, o número de processos federais da ADA superou 8.200. Apesar do crescente reconhecimento da acessibilidade digital e sua importância, na última década (desde o primeiro processo registrado em 2013), os casos triplicaram, resultando em perdas significativas para as empresas.

Mesmo os maiores nomes dos negócios, como a Parkwood Entertainment da Beyoncé, Target e Netflix, não conseguiram evitar processos da ADA.

Para evitar processos judiciais e perdas financeiras, as empresas devem cumprir as regras da ADA e as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web (WCAG), treinar regularmente suas equipes e monitorar os sites para garantir a acessibilidade.

Aumento das despesas operacionais

A inacessibilidade pode aumentar as despesas operacionais das empresas várias vezes. Os custos podem incluir disputas legais, pagamento de acordos de processos, pagamento de multas por não conformidade, redesenho de sites para cumprir os padrões de acessibilidade, campanhas de marketing para reparar a reputação da marca e mais.

É mais econômico projetar o site da sua empresa com a acessibilidade em mente, em vez de esperar por um processo ou outros problemas de acessibilidade surgirem antes de fazer alterações.

O que torna os sites acessíveis

Aqui estão algumas dicas para tornar seu site acessível e permitir que todos os usuários interajam com seu conteúdo.

1 – Navegação amigável ao teclado

A navegação amigável ao teclado é um elemento chave da acessibilidade na web. Pessoas com deficiências motoras, visuais ou aqueles que têm pouca ou nenhuma mobilidade nas mãos dependem do teclado para navegar nos sites. Adicionar atalhos de teclado e comandos torna o seu site um lugar mais amigável para todos.

2 – Compatibilidade com leitores de tela

A compatibilidade com leitores de tela sugere tornar os sites facilmente acessíveis com leitores de tela e outras tecnologias assistivas. Leitores de tela são programas especiais que leem o conteúdo em voz alta, permitindo que pessoas com deficiências o compreendam. Esses programas permitem que os usuários explorem os sites usando displays em braille ou teclados.

Então, como você habilita a compatibilidade com leitores de tela em seu site?

Você precisa começar desenvolvendo seu site com a acessibilidade em mente. Isso requer codificação acessível, textos alternativos para imagens, formulários web acessíveis, contraste de cores adequado, conteúdo apresentado em uma ordem lógica, etc.

3 – Textos alternativos para imagens

Texto alternativo é uma descrição textual de imagens e outros elementos visuais. Ele permite que os leitores de tela transmitam as informações para pessoas com deficiências visuais e outras deficiências.

As melhores práticas para adicionar textos alternativos às imagens para acessibilidade incluem:

  • Manter o texto curto, mas descritivo. O comprimento ideal do texto deve ser de até 100 caracteres.
  • Não usar frases como “foto de” ou “imagem de”.
  • Adicionar as informações essenciais primeiro.
  • Não usar linguagem técnica ou um tom promocional.

4 – Contraste de cores

Um bom contraste é o que fará o site da sua empresa se destacar e ser inclusivo. O contraste de cores incorreto afeta principalmente pessoas com daltonismo e deficiências visuais. Procure um alto contraste entre o fundo e o texto, seguindo a recomendação das Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web (WCAG) de uma proporção de cores de 4,5:1. Além disso, use negrito em vez de ênfase, texto escuro em fundos claros e vice-versa.

5 – Design responsivo

O design responsivo é o que faz seu site ter uma boa aparência e funcionar bem em qualquer dispositivo, seja um laptop ou um celular. Em vez de ter que fazer várias versões do seu site para diferentes telas, o design responsivo ajusta tudo magicamente para se encaixar perfeitamente.

Para tornar seu site responsivo, certifique-se de usar elementos lógicos e claros. Evite usar pop-ups, pois eles podem representar desafios para pessoas com deficiências. Além disso, aumente a velocidade de carregamento e otimize corretamente as imagens para manter a qualidade.

6 – Formulários online acessíveis

Seja um formulário de inscrição para emprego ou feedback, seus formulários online devem ser acessíveis para pessoas com deficiências para evitar o abandono do formulário e melhorar a experiência do usuário em seu site.

Para tornar os formulários online acessíveis, você precisa:

  • Rotular corretamente todos os campos;
  • Usar um asterisco para marcar os campos obrigatórios;
  • Manter os campos curtos (idealmente 4-5); e
  • Tornar os formulários operáveis pelo teclado.

7 – Fontes fáceis de ler

Para tornar o conteúdo do seu site acessível e inclusivo, as fontes devem ser simples e fáceis de ler. Entre as fontes mais acessíveis estão Arial, Times New Roman, Tahoma, Helvetica, Calibri e Verdana.

8 – Legendas ou transcrições para conteúdo multimídia

Pessoas com deficiência auditiva, falantes não nativos e outros precisam de legendas e transcrições para entender o conteúdo multimídia.

Se seu vídeo não tiver som, você não precisa incluir legendas; em vez disso, forneça transcrições detalhadas para ajudar as pessoas com deficiências a entender o conteúdo.

9 – Auditoria e melhorias de acessibilidade

Uma etapa fundamental para evitar que sua empresa pague altos custos por inacessibilidade é realizar uma auditoria completa de acessibilidade na web e fazer as melhorias necessárias. A auditoria destacará as áreas que não atendem aos padrões da WCAG e da ADA, orientando você nas mudanças necessárias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a população global com deficiência chegará a 2 bilhões. Com isso em mente, mais e mais empresas percebem que construir um site com acessibilidade em mente desde o início é muito mais econômico do que fazer ajustes posteriormente.

As empresas estão se movendo cada vez mais para o ambiente online, o que torna a acessibilidade digital mais importante do que nunca. Para aquelas empresas que buscam economizar dinheiro e crescer, a acessibilidade é fundamental.

Imagem: Envato
Informações: David Gevorkian para Retail Touch Points 
Tradução livre: Central do Varejo

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