• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

O poder do influenciador virtual na relação da marca com seu público
Advertisement

Inovação

Gigantes do varejo ampliam investimentos em IA para acelerar operações

Inovação

57% dos candidatos utilizam a IA em processos seletivos

Inovação

Agentes de IA devem impulsionar receitas em 20%, apontam CFOs

E-commerce Inovação

Como evitar fraudes no e-commerce com IA

Inovação

Chipotle testa entrega de comida por drones

Inovação

Cielo lança assistente de IA para consultas em extratos

E-commerce Inovação

eBay amplia conjunto de ferramentas de IA para vendedores

Inovação

Como a inteligência artificial está revolucionando o last mile no varejo

Inovação

Estudo mostra que quase metade das marcas nos EUA não investe em agentes de IA

Inovação

O poder do influenciador virtual na relação da marca com seu público

Este tipo de estratégia vem crescendo entre grandes marcas nacionais com destaque para Havianas, Natura, Casas Bahia e Magalu

Publicado

2 anos atrás

on

7 de julho, 2023

Por

Redação

A ascensão dos influenciadores virtuais está cada vez mais presente em nossas redes sociais, impactando áreas como moda, beleza e música, e transformando as estratégias de sucesso e monetização como criadores online. Na por acaso, a tendência vem crescendo entre marcas renomadas, como Magazine Luiza, Havaianas, Natura e Casas Bahia.

Os influenciadores virtuais são personagens ou personalidades digitais criados especificamente para atrair seguidores e influenciar seu público nas redes sociais. A Lu, influenciadora digital do Magazine Luiza é, atualmente, a maior influenciadora virtual do mundo, chegando, inclusive, a fazer propagandas para outras marcas.

Segundo uma pesquisa realizada em março de 2022, com mais de 1.000 adultos americanos acima de 18 anos, 58% dos entrevistados afirmaram seguir pelo menos um influenciador virtual. Além disso, de acordo com o HypeAuditor, os influenciadores virtuais geram três vezes mais engajamento do que os influenciadores humanos. Diante desses números impressionantes, não é surpresa que as marcas estejam aproveitando essa tendência em suas estratégias de marketing.

Embora o fenômeno dos influenciadores virtuais não seja novo, sua popularidade tem crescido significativamente nos últimos anos. A WGSN tem acompanhado a ascensão desses fenômeno desde antes de 2018. Naquela época, o mercado de influenciadores virtuais já valia US$4,6 bilhões e espera-se que cresça a uma taxa de 26% até 2025.

Os influenciadores virtuais também são extremamente populares na China, onde se estima que o mercado alcance US$42,58 bilhões até 2030, um aumento em relação aos US$875,9 milhões alcançados em 2021. No Ocidente, o interesse por esse tipo de talento está crescendo rapidamente, com 54% dos consumidores do Reino Unido considerando os seres virtuais atraentes. O Instagram já verificou 35 desses influenciadores.

Existem diversos tipos de influenciadores virtuais, desde meta humanos e VTubers até músicos sintéticos e personagens não humanos. Essa diversidade oferece grandes oportunidades de negócios, permitindo que os criadores tenham controle total sobre a narrativa e a capacidade de trabalhar com talentos que não estão sujeitos a problemas humanos, como doenças ou imprevistos em viagens. No entanto, embora o lançamento de uma estrela social fictícia ou a exploração de uma já existente para construir uma história ao redor dela ajude as marcas a gerarem engajamento e minimizarem riscos, questões éticas surgem em relação à diversidade e ao impacto potencial em modelos humanos.

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

‘Informação sobre os consumidores permite lançamento mais assertivo’

Não perca

Google prevê crescimento de 42% para retailtechs até o final de 2025

Continue Reading

Você pode gostar

  • lojas de pequeno formato; PMEs gaúchas; empresário do comércio; semana do consumidor; Sebrae; pequenas empresas lojas de pequeno formato; PMEs gaúchas; empresário do comércio; semana do consumidor; Sebrae; pequenas empresas

    Pequenas e médias empresas iniciam 3º trimestre com sinais de recuperação

  • Shopee Shopee

    Shopee anuncia redução no tempo médio de entrega em todo Brasil

  • varejo; digital varejo; digital

    O caminho do sucesso no digital é trilhado por pequenas vitórias que geram grandes resultados

  • Clube Mais Criativo Clube Mais Criativo

    Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

  • Fandom em show Fandom em show

    Fandom: entenda como as comunidades de fãs impactam o varejo

  • gestão gestão

    Gestão: o que é, áreas principais e metodologias aplicadas ao varejo

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
lojas de pequeno formato; PMEs gaúchas; empresário do comércio; semana do consumidor; Sebrae; pequenas empresas
Operação15 minutos atrás

Pequenas e médias empresas iniciam 3º trimestre com sinais de recuperação

Shopee
E-commerce2 horas atrás

Shopee anuncia redução no tempo médio de entrega em todo Brasil

varejo; digital
Colunistas4 horas atrás

O caminho do sucesso no digital é trilhado por pequenas vitórias que geram grandes resultados

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação