• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Inovação

O poder do influenciador virtual na relação da marca com seu público
Advertisement

Inovação

Robô com IA inicia operações em supermercados, metrô e aeroportos

Inovação

Brasil lidera exigência por IA no atendimento ao cliente, aponta Zendesk

E-commerce Inovação

ChatGPT passa a oferecer ferramenta de pesquisa de compras

Inovação

PayPal passa a oferecer checkout na plataforma Perplexity

Inovação

Central do Varejo abre inscrições para a terceira turma da Imersão de IA no Varejo

Inovação

IA no varejo: 59% das empresas já utilizam tecnologia

Inovação Web Summit Lisboa 2025

Marc Tawil defende uso “human-centered” da IA na educação e alerta para risco de criar uma “casta digital”

Inovação

Target lança integração com ChatGPT para compras durante a Black Friday

Inovação

Google lança novas ferramentas de compras com IA para a temporada de fim de ano

Inovação

O poder do influenciador virtual na relação da marca com seu público

Este tipo de estratégia vem crescendo entre grandes marcas nacionais com destaque para Havianas, Natura, Casas Bahia e Magalu

Publicado

2 anos atrás

on

7 de julho, 2023

Por

Redação

A ascensão dos influenciadores virtuais está cada vez mais presente em nossas redes sociais, impactando áreas como moda, beleza e música, e transformando as estratégias de sucesso e monetização como criadores online. Na por acaso, a tendência vem crescendo entre marcas renomadas, como Magazine Luiza, Havaianas, Natura e Casas Bahia.

Os influenciadores virtuais são personagens ou personalidades digitais criados especificamente para atrair seguidores e influenciar seu público nas redes sociais. A Lu, influenciadora digital do Magazine Luiza é, atualmente, a maior influenciadora virtual do mundo, chegando, inclusive, a fazer propagandas para outras marcas.

Segundo uma pesquisa realizada em março de 2022, com mais de 1.000 adultos americanos acima de 18 anos, 58% dos entrevistados afirmaram seguir pelo menos um influenciador virtual. Além disso, de acordo com o HypeAuditor, os influenciadores virtuais geram três vezes mais engajamento do que os influenciadores humanos. Diante desses números impressionantes, não é surpresa que as marcas estejam aproveitando essa tendência em suas estratégias de marketing.

Embora o fenômeno dos influenciadores virtuais não seja novo, sua popularidade tem crescido significativamente nos últimos anos. A WGSN tem acompanhado a ascensão desses fenômeno desde antes de 2018. Naquela época, o mercado de influenciadores virtuais já valia US$4,6 bilhões e espera-se que cresça a uma taxa de 26% até 2025.

Os influenciadores virtuais também são extremamente populares na China, onde se estima que o mercado alcance US$42,58 bilhões até 2030, um aumento em relação aos US$875,9 milhões alcançados em 2021. No Ocidente, o interesse por esse tipo de talento está crescendo rapidamente, com 54% dos consumidores do Reino Unido considerando os seres virtuais atraentes. O Instagram já verificou 35 desses influenciadores.

Existem diversos tipos de influenciadores virtuais, desde meta humanos e VTubers até músicos sintéticos e personagens não humanos. Essa diversidade oferece grandes oportunidades de negócios, permitindo que os criadores tenham controle total sobre a narrativa e a capacidade de trabalhar com talentos que não estão sujeitos a problemas humanos, como doenças ou imprevistos em viagens. No entanto, embora o lançamento de uma estrela social fictícia ou a exploração de uma já existente para construir uma história ao redor dela ajude as marcas a gerarem engajamento e minimizarem riscos, questões éticas surgem em relação à diversidade e ao impacto potencial em modelos humanos.

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

‘Informação sobre os consumidores permite lançamento mais assertivo’

Não perca

Google prevê crescimento de 42% para retailtechs até o final de 2025

Continue Reading

Você pode gostar

  • fast fashion fast fashion

    Fast fashion com propósito: como a TODOMODA alia tendência, diversidade e consciência

  • Stanley Stanley

    Stanley 1913 e Lionel Messi lançam terceira fase da colaboração com a coleção GOAT Black

  • Mulher fazendo pagamentos com NFC; Banco Central, pix, drex, open finance; EVP; carteiras digitais Mulher fazendo pagamentos com NFC; Banco Central, pix, drex, open finance; EVP; carteiras digitais

    Um terço dos consumidores gasta mais ao usar carteiras digitais, aponta pesquisa

  • Marketplace B2B Marketplace B2B

    Marketplace B2B: o que é e por que o varejo deveria acompanhar esse movimento

  • Target SoHo Target SoHo

    Target inaugura loja conceito em SoHo com foco em curadoria de beleza e moda

  • Carrefour Carrefour

    Carrefour abrirá unidade Express no Aeroporto de Congonhas em 2026

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
fast fashion
Operação7 horas atrás

Fast fashion com propósito: como a TODOMODA alia tendência, diversidade e consciência

Stanley
Marketing9 horas atrás

Stanley 1913 e Lionel Messi lançam terceira fase da colaboração com a coleção GOAT Black

Mulher fazendo pagamentos com NFC; Banco Central, pix, drex, open finance; EVP; carteiras digitais
Operação10 horas atrás

Um terço dos consumidores gasta mais ao usar carteiras digitais, aponta pesquisa

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.