Inovação
O poder do influenciador virtual na relação da marca com seu público
Este tipo de estratégia vem crescendo entre grandes marcas nacionais com destaque para Havianas, Natura, Casas Bahia e Magalu
A ascensão dos influenciadores virtuais está cada vez mais presente em nossas redes sociais, impactando áreas como moda, beleza e música, e transformando as estratégias de sucesso e monetização como criadores online. Na por acaso, a tendência vem crescendo entre marcas renomadas, como Magazine Luiza, Havaianas, Natura e Casas Bahia.
Os influenciadores virtuais são personagens ou personalidades digitais criados especificamente para atrair seguidores e influenciar seu público nas redes sociais. A Lu, influenciadora digital do Magazine Luiza é, atualmente, a maior influenciadora virtual do mundo, chegando, inclusive, a fazer propagandas para outras marcas.
Segundo uma pesquisa realizada em março de 2022, com mais de 1.000 adultos americanos acima de 18 anos, 58% dos entrevistados afirmaram seguir pelo menos um influenciador virtual. Além disso, de acordo com o HypeAuditor, os influenciadores virtuais geram três vezes mais engajamento do que os influenciadores humanos. Diante desses números impressionantes, não é surpresa que as marcas estejam aproveitando essa tendência em suas estratégias de marketing.
Embora o fenômeno dos influenciadores virtuais não seja novo, sua popularidade tem crescido significativamente nos últimos anos. A WGSN tem acompanhado a ascensão desses fenômeno desde antes de 2018. Naquela época, o mercado de influenciadores virtuais já valia US$4,6 bilhões e espera-se que cresça a uma taxa de 26% até 2025.
Os influenciadores virtuais também são extremamente populares na China, onde se estima que o mercado alcance US$42,58 bilhões até 2030, um aumento em relação aos US$875,9 milhões alcançados em 2021. No Ocidente, o interesse por esse tipo de talento está crescendo rapidamente, com 54% dos consumidores do Reino Unido considerando os seres virtuais atraentes. O Instagram já verificou 35 desses influenciadores.
Existem diversos tipos de influenciadores virtuais, desde meta humanos e VTubers até músicos sintéticos e personagens não humanos. Essa diversidade oferece grandes oportunidades de negócios, permitindo que os criadores tenham controle total sobre a narrativa e a capacidade de trabalhar com talentos que não estão sujeitos a problemas humanos, como doenças ou imprevistos em viagens. No entanto, embora o lançamento de uma estrela social fictícia ou a exploração de uma já existente para construir uma história ao redor dela ajude as marcas a gerarem engajamento e minimizarem riscos, questões éticas surgem em relação à diversidade e ao impacto potencial em modelos humanos.
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