Comportamento
O verdadeiro legado de uma empresa é o que ela devolve à sociedade
Cada vez mais empresas têm compreendido que o seu papel vai além de gerar resultados financeiros. Há uma responsabilidade social que, quando assumida de forma genuína, tem o poder de transformar vidas, fortalecer comunidades e envolver todos os que fazem parte de uma rede.
No Brasil, a adoção da agenda ESG, que inclui práticas sustentáveis e de responsabilidade social, vem crescendo de forma significativa. Estudo da Amcham Brasil aponta que 71% das empresas brasileiras já adotam ações nesse sentido, um crescimento de 24 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
É uma forma de a empresa retribuir à sociedade e à comunidade de seu entorno parte de seu sucesso. Nesse contexto, o Instituto Buddha Spa é um exemplo de impacto social que vai além da sinergia com o negócio.
Nosso Instituto, por exemplo, não nasceu somente para resolver uma necessidade interna — ainda que contribua para o desenvolvimento de futuros terapeutas. O verdadeiro propósito é ser um canal real de inclusão social. Recebemos pessoas com limitações de acesso à educação e ao mercado de trabalho, oferecemos treinamento básico em massoterapia e encaminhamos essas pessoas, depois de capacitadas, para levarem bem-estar a quem mais precisa — asilos e comunidades vulneráveis, por exemplo —, com remuneração justa e digna.
Essa iniciativa gera três resultados sociais concretos:
- Capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho;
- Promoção do bem-estar em territórios carentes desse tipo de cuidado;
- Transformação de vidas e comunidades, com ganho de propósito e autonomia.
Além disso, muitos dos formados pelo Instituto se qualificam via Buddha Spa College e acabam integrando a nossa rede de terapeutas no Buddha Spa. O impacto, como se vê, vai muito além de resultados corporativos.
Projetos como o nosso demonstram que o setor privado tem a capacidade — e a responsabilidade — de promover mudanças sociais efetivas. No Brasil, as iniciativas de investimento social privado têm se fortalecido. Uma análise do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social mostra que uma estratégia de investimento social privado alinhada a uma estratégia ESG ajuda a materializar o propósito da organização para seus stakeholders, gerando resultados tangíveis tanto para a empresa quanto para a sociedade.
O alinhamento entre o investimento social e os valores institucionais fortalece a imagem da empresa diante de funcionários, parceiros e investidores — e, mais importante, cria impacto real no ambiente onde essa empresa está inserida.
As ações sociais não podem ser reduzidas a campanhas de imagem, o verdadeiro valor está na consistência, no escopo de transformação. Por isso, optamos por trabalhar com foco em inclusão, capacitação e cuidado com o outro, de forma contínua e estruturada.
Em tempos em que o consumidor valoriza ainda mais empresas que têm alma — e não só discurso —, nossa missão é absolutamente clara: devolver à sociedade o valor que recebemos, construindo uma história que faça sentido tanto para o nosso negócio quanto para as pessoas que impactamos.
* Gustavo Albanesi é cofundador e CEO do Buddha Spa, a maior rede de spas urbanos da América Latina.
