Design
Embalagens recarregáveis são tendência no mercado de beleza
Apesar da consciência dos consumidores mais jovens, mudança exige investimento das marcas de beleza para atendar à demanda
A indústria da beleza está buscando opções de embalagens mais sustentáveis, apesar das embalagens recarregáveis ainda enfrentarem desafios em relação à aceitação dos consumidores. A indústria da beleza é particularmente afetada, pois suas embalagens muitas vezes consistem em peças pequenas e materiais mistos que não são facilmente reciclados. Além disso, muitos produtos possuem várias camadas de embalagem. No entanto, marcas de beleza em quase todos os segmentos estão experimentando refis como uma alternativa mais sustentável, segundo matéria do site Retail DIve.
As opções recarregáveis mais populares atualmente são as embalagens com pós compactos e cápsulas, alternativas ao plástico, como bandejas à base de fibra ou alumínio. No entanto, a escolha entre diferentes materiais de embalagem também deve levar em conta as emissões de carbono geradas ao longo da cadeia de abastecimento.
Os compradores mais jovens, que estão mais conscientes dos problemas ambientais, estão adotando mais essa opção. No entanto, a implementação de sistemas de recarga requer investimentos significativos das empresas, tornando mais difícil para marcas independentes com recursos limitados adotarem essas inovações.
Uma pesquisa realizada por Heather Smith, fundadora da BareLUXE, revelou que muitos consumidores estariam dispostos a escolher produtos recarregáveis se suas marcas preferidas os oferecessem. No Reino Unido, os produtos de beleza recarregáveis estão se tornando populares o suficiente para superar o crescimento dos produtos de uso único. No entanto, a adoção de embalagens recarregáveis ainda enfrenta desafios e requer um equilíbrio entre conveniência, benefícios funcionais e custo acessível para os consumidores.
As marcas de beleza têm a oportunidade de testar e comparar produtos com e sem opções de recarga, ou seguir o exemplo da Lush, que lançou produtos completamente sem embalagem ou com embalagens mínimas. Além disso, varejistas como a Target estão ajudando os consumidores a identificar produtos recarregáveis por meio de rótulos de sustentabilidade.
Embora os consumidores expressem interesse em opções mais sustentáveis, nem sempre se comprometem a adotá-las. Da mesma forma, as marcas levam tempo para lançar opções mais sustentáveis. Portanto, é importante equilibrar as intenções com ações reais para impulsionar a mudança em direção a embalagens mais sustentáveis na indústria da beleza.
Imagem: Freepik