Inovação

OpenAI e Shopify estariam trabalhando em integração de checkout no ChatGPT

Publicado

on

OpenAI, criadora do ChatGPT e do SearchGPT

A OpenAI está colaborando com a Shopify para integrar diretamente o checkout ao processo de compras no ChatGPT, segundo informações do Financial Times.

Em abril, o ChatGPT passou por melhorias na experiência de compras, adicionando recomendações de produtos, imagens e avaliações. No entanto, atualmente as compras ainda são concluídas por meio de links que direcionam para sites externos. A nova funcionalidade de checkout nativo ainda estaria em desenvolvimento, mas fontes do Financial Times afirmam que a OpenAI e parceiros como a Shopify já vêm apresentando versões iniciais do sistema a marcas e discutindo os termos financeiros.

A OpenAI pretende cobrar uma comissão sobre as vendas realizadas dentro do ChatGPT, ao contrário de outras plataformas de compras baseadas em inteligência artificial generativa, como o Shop Like a Pro, da Perplexity. Na verdade, segundo o Financial Times, permitir checkouts dentro do aplicativo é em grande parte uma estratégia de geração de receita para a OpenAI. A empresa ganha dinheiro com assinaturas, mas também atrai um grande número de usuários pela versão gratuita da plataforma. Com a adição de funcionalidades de checkout comissionado, seria possível gerar receita adicional até mesmo a partir desses usuários gratuitos.

A OpenAI não é uma empresa de capital aberto, por isso não divulga seus dados financeiros regularmente. No entanto, a empresa afirmou no início deste ano que sua receita anual recorrente chegou a US$ 10 bilhões em junho de 2025, contra US$ 5,5 bilhões em dezembro de 2024. Ainda assim, a companhia teria registrado um prejuízo de aproximadamente US$ 5 bilhões no ano passado, segundo a Reuters.

Imagem: Flickr
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *