Inovação
OpenAI lança o navegador ChatGPT Atlas

A OpenAI anunciou, na terça-feira (21), o ChatGPT Atlas, um novo navegador da web com inteligência artificial integrada.
Segundo a empresa, o Atlas tem aparência e funcionamento semelhantes aos navegadores já existentes, mas foi construído em torno do chatbot generativo ChatGPT. Isso significa que os usuários poderão acessar o ChatGPT para criar resumos, fazer perguntas e executar tarefas enquanto navegam por qualquer página da internet.
“Acreditamos que a IA representa uma rara oportunidade, que surge apenas uma vez por década, de repensar o que um navegador pode ser”, afirmou o CEO da OpenAI, Sam Altman, durante uma transmissão ao vivo.
O lançamento do Atlas coloca a OpenAI em concorrência direta com rivais como Google e Perplexity AI, que também buscam atrair usuários e conquistar participação de mercado com seus próprios navegadores.
A Perplexity lançou gratuitamente seu navegador Comet no início deste mês, enquanto o Google integrou o modelo Gemini ao Chrome em setembro.
Os usuários do Atlas verão um botão “Ask ChatGPT” no canto superior direito de cada página da web; ao clicar, o chatbot será aberto em uma barra lateral.
Como o ChatGPT acompanhará os usuários em toda a navegação com o Atlas, não será necessário copiar e colar informações entre abas, explicou Adam Fry, líder de produto do Atlas na OpenAI, durante a transmissão.
O navegador também conta com memória, o que permitirá compreender melhor os usuários e se tornar mais personalizado com o tempo. Caso o usuário esqueça onde viu determinada informação, por exemplo, poderá digitar na página inicial um comando como “pesquisar histórico da web por um documento sobre o design central do Atlas”.
O Atlas também possui um modo agente, que permite ao ChatGPT realizar ações e concluir tarefas como fazer reservas, comprar passagens, realizar compras ou editar documentos.
“Ele tem acesso a tudo o que é seu, clica nas coisas por você, e você pode assistir”, disse Altman, que adicionou: “Você não precisa assistir, mas é isso: ele está usando a internet por você.”
O ChatGPT Atlas já está disponível para usuários de macOS em todo o mundo, embora o modo agente esteja restrito aos assinantes Plus e Pro. A OpenAI afirmou que versões para Windows, iOS e Android serão lançadas em breve.
“Ainda há muito a adicionar. Este é apenas o começo deste projeto”, concluiu Altman.
Imagem: Reprodução
Informações: Ashley Capoot para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo