Economia
Para FecomercioSP, vendas de maio devem crescer 3% e bater recorde
Dia das mães deve ser um dos aceleradores no crescimento do faturamento, que pode atingir R$56 bilhões
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FecomercioSP), as vendas de maio no varejo no Estado de São Paulo devem crescer 3,0%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa projeção é impulsionada pelo Dia das Mães, e o faturamento em maio deve atingir R$56,5 bilhões, o maior faturamento para maio desde o início da série histórica em 2008.
As cinco atividades selecionadas para a pesquisa devem apresentar crescimento nas vendas de maio, com destaque para o setor de vestuário, tecidos e calçados, que deve crescer 7,0% na comparação interanual.
A FecomercioSP estima que o segmento de farmácia e perfumaria deve mostrar expansão de 4,0% em maio, apesar da inflação acumulada em 12 meses de 13,92% para os itens de higiene pessoal. Isso se deve ao fato de esses produtos serem mais acessíveis e, mesmo com valores mais elevados, ainda ser possível realizar compras à vista para aproveitar os descontos. Por outro lado, o segmento de móveis e decoração, que também deve crescer 4,0%, depende em geral de crédito, que está mais caro devido aos juros elevados.
Para o setor de eletrodomésticos e eletrônicos, a projeção da FecomercioSP é de alta de 3,0%, com destaque para a procura de celulares, aparelhos de TV e som e computadores. Embora esses dispositivos estejam cerca de 3,4% mais baratos na base de comparação anual, são itens de valor de compra elevado, o que exige aquisição a prazo, seja pelo cartão de crédito, seja pelo carnê. Já para o setor de supermercados, o crescimento esperado é de 1,0% em relação a maio de 2022, e o faturamento atual está nos maiores níveis da série.
Imagem: Freepik