Colunistas
Pensando fora da caixa: como inovar no ponto de venda
Em um mundo cada vez mais conectado e em constante mudança, inovar é o desafio diário de todo negócio. Em termos gerais, a inovação pode ser entendida como criar algo, renovar, recriar, fazer algo já conhecido, mas de maneira diferente. Segundo Joseph Schumpeter, um dos grandes pensadores da inovação, ela é uma “destruição criativa” onde o antigo dá lugar a algo novo, e impulsiona o crescimento.
Tendo definido o termo inovação, como de fato podemos aplicá-la? Vamos ver um exemplo prático da rede de supermercados holandesa, Jumbo.
Uma iniciativa pioneira e na contramão das concorrentes que buscam acelerar o atendimento ao cliente, a rede implementou o “Kletskassa” algo como “caixa com conversa” especialmente dedicado aos idosos que gostam de conversar enquanto fazem suas compras, a ideia deu certo e o feedback positivo dos clientes e dos funcionários que se mostraram mais engajados, fez a rede implementar os caixas em todas as 200 unidades. Segundo o diretor comercial, Colette Cloosterman-van Eerd, a ideia surgiu do interesse real em acolher a necessidade e combater a solidão dos idosos, reforçando o valor familiar da empresa, em suas palavras “Nossas lojas são um importante ponto de encontro para muitas pessoas e queremos desempenhar um papel na identificação e redução da solidão”.
Uma ideia “fora da caixa” não é mesmo? Quero destacar alguns pontos que podem provocar e auxiliar na inovação no ponto de venda.
Saia do comum: Pode soar contraditório, quando pensamos no corre-corre e na falta de paciência dos dias atuais, propor um “caixa com conversa”, mas é justamente o que trouxe diferenciação da concorrência e relevância para seus clientes:
- Entenda o contexto: Comece compreendendo o ambiente em que você está inserido. Isso inclui entender e olhar para as necessidades e desafios dos clientes, as tendências do mercado, as soluções e tecnologias disponíveis. O que se aplica a sua realidade e comunica com seu público;
- Encare os desafios: Uma rede de supermercados que olhou de forma diferente para a dor de seu cliente. “O problema é a mãe da inovação. Faz com que se tente novas soluções”, como bem define Rose Mary Lopes professora e coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM. Um olhar atento para as dores reais, pode ser uma ótima oportunidade para inovar e melhorar;
- Cuide do seu cliente: Crie uma experiência memorável para os clientes ao entrar em seu ponto de venda. Isso pode incluir desde elementos sensoriais, como música ambiente, aromas agradáveis, até uma iluminação aconchegante, disposição de produtos e um layout confortável. No exemplo que citamos aqui a solução foi composta por uma organização no layout e uma comunicação visual vibrante a fim de indicar quais caixas haviam sido designados como “Kletskassa”;
- Revisite seus valores: O que é essencial para seu negócio, o conjunto de crenças que motiva e direciona nas tomadas de decisão e posicionamento. Neste caso a ideia inovadora faz todo sentido com o valor familiar da empresa.
Uma simples ideia fez a diferença para essa rede de supermercados, nos mostrando que inovar nem sempre é sinônimo de grandes investimentos e tecnologia, é sobre conseguir tornar a vida das pessoas melhor, utilizando os recursos de modo eficiente, com conhecimento, criatividade e mão na massa.
Imagem: Divulgação
(*) Graciane Santos. Arquiteta, supervisora de projetos na GDesign, especialista em rollout, gestão e tecnologia de sistemas construtivos. Acesse https://goakiradesign.com/ e saiba mais!