Inovação

Pesquisa aponta adoção de IA por consumidores na busca por ofertas

Publicado

on

order bump; consumidores

Consumidores estão recorrendo a ferramentas de inteligência artificial para encontrar melhores preços durante as compras. Segundo dados do 2026 Retail Promotions Study, da XCCommerce, mais de 70% dos consumidores já utilizam ou estão explorando o uso de IA para identificar ofertas mais vantajosas.

De acordo com o levantamento, 10% dos entrevistados afirmaram que ferramentas de IA tornam o processo de compra mais simples e conveniente. Outros 42% disseram estar abertos ao uso da tecnologia desde que mantenham controle sobre suas preferências.

A pesquisa também indica que descontos seguem sendo o principal fator para a decisão de compra. Entre os consumidores ouvidos, 79% afirmaram que um desconto em percentual ou em valor é o maior incentivo para efetivar uma compra. Quase metade dos entrevistados (46%) declarou que tende a comprar mais do que o planejado ou experimentar novas marcas ao resgatar uma oferta.


Para Danny Rosenoff, CEO da XCCommerce, a percepção de valor está ligada ao equilíbrio entre preço e qualidade. “Os consumidores definem uma ‘boa oferta’ como aquela que equilibra qualidade e preço”, afirmou. “Para aproveitar isso, os varejistas precisam garantir que suas promoções sejam não apenas atrativas, mas também executadas de forma consistente em todos os pontos de contato.”

Outros dados do estudo mostram que 75% dos consumidores esperam algum nível de personalização nos programas de fidelidade oferecidos pelos varejistas. No entanto, apenas 13% apontaram a percepção de personalização como o principal fator de fidelização. A principal motivação para adesão a esses programas é a obtenção de economias ou recompensas relevantes, citada por 82% dos respondentes.

Além disso, mais da metade dos consumidores (52%) afirmou estar disposta a compartilhar dados pessoais caso isso resulte em uma experiência de compra melhor.

A versão completa do 2026 Retail Promotions Study será divulgada em 1º de fevereiro de 2026, em parceria com a National Retail Federation.

Imagem: Freepik
Informações: Chain Store Age
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *