Inovação
Petland apostou em assinaturas a partir de dados do cliente, diz CEO
Rodrigo Albuquerque falou sobre o sucesso das assinaturas e do próximo passo do programa, que deve incluir serviços veterinários
A Petland, rede de petshops, vem conquistando mais clientes através de seus serviços de assinaturas de banhos. Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, o CEO da Petland, Rodrigo Albuquerque, compartilhou os bastidores da criação do programa da empresa.
Há dois anos, a empresa digitalizou sua gestão de agenda, criando uma plataforma integrada . Essa iniciativa permitiu aos franqueados gerenciar melhor seus horários, controlar comissões, identificar vagas disponíveis e ter uma visão mais abrangente do comportamento dos clientes.
Porém, o grande avanço veio com a captura de dados através da plataforma, que permitiu entender o comportamento do consumidor e identificar uma oportunidade de oferecer um serviço de assinaturas. “Isso ajudou as lojas e a rede a termos uma visão do todo. Entendemos que os clientes demoravam para renovar pacotes de banho, e pensamos que um plano de assinatura poderia aumentar sua frequência”, explica.
Isso ocorria porque, tradicionalmente, as lojas do mercado pet vendiam pacotes de banho avulsos, nos quais o cliente pagava antecipadamente por um determinado número de banhos sem prazo de validade. Com base nessa percepção, a Petland decidiu então criar um plano de assinatura, no qual os clientes pagariam um valor fixo e teriam acesso ilimitado a banhos para seus animais de estimação. O resultado foi positivo, com um aumento significativo na frequência dos clientes e um aumento de 30% nas vendas de produtos nas lojas
Quando questionado sobre os planos de expansão das assinaturas, Rodrigo revelou que a empresa está desenvolvendo um plano de assinatura de serviços veterinários. Esse plano incluirá teleconsultas e orientações veterinárias disponíveis vinte e quatro horas por dia. A Petland reconhece a importância da saúde dos animais de estimação e pretende oferecer um serviço completo aos seus assinantes. Quanto a um possível serviço de convênio médico para pets, Albuquerque mencionou que a empresa já havia experimentado essa opção anteriormente, mas decidiu focar na venda de produtos e no aumento do número de lojas no momento.
Sobre as tendências atuais no mercado pet, Rodrigo destacou a crescente demanda por alimentos naturais e uma maior preocupação com a saúde preventiva dos animais de estimação. “Essa busca é mais concentrada nas classes A e B, porque tem uma questão do tutor querer que o animal coma tão bem quanto ele, para uma grande parte das pessoas os cachorros são como filhos”, explica. Além disso, o CEO da Petland notou que os donos de animais estão se dedicando mais à saúde preventiva, realizando exames e cuidados regulares para garantir o bem-estar de seus animais.
Rodrigo também falou da importância de pautas ESG para a empresa, a Petland criou um modelo sustentável de lojas, batizado de Petland modular, algo próximo do formato de um container. “Esse formato polui menos e permite maior previsibilidade orçamentária” , conta. A Rede também atua em projetos sociais, como eventos de adoção e programas de voluntariado. Hoje, a empresa é parceira de 44 ONGs. “Temos uma marca própria, a Pet Choice, toda venda realizada tem parte revertida para ONG e também somos parceiros da Make a Wish”, ressalta o CEO.
Imagem: Divulgação