Inovação

Pinterest testa ferramentas de IA para criar colagens e criativos para marcas

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A Pinterest está testando, através do seu programa de inovação Ad Labs, colagens automáticas com inteligência artificial para ajudar marcas a curar conteúdos compráveis. A empresa fez o anúncio no último dia 11.

Em poucos minutos, o recurso de IA pode transformar o catálogo de produtos de um anunciante no Pinterest em milhares de colagens compráveis. A plataforma apresentou a tecnologia no Cannes Lions 2025, que aconteceu esta semana na França.

Atualmente, o Pinterest está trabalhando com a Macy’s para testar e fornecer feedback sobre as colagens geradas por IA. Testes iniciais mostraram que os usuários salvaram as colagens automáticas com o dobro da frequência dos Pins comuns.

As colagens geradas por IA organizam imagens de produtos em conteúdos visuais compráveis com base em ideias de looks, engajamento dos usuários, produtos semelhantes e itens salvos pelos usuários. O programa Pinterest Ad Labs foi lançado no ano passado com o objetivo de criar produtos com IA generativa para marcas, segundo Julie Towns, vice-presidente de marketing de produto e operações do Pinterest.

“A ferramenta de colagens automáticas é um avanço empolgante que utiliza IA para transformar instantaneamente a maneira como as marcas convertem seus catálogos de produtos em criativos inovadores que dialogam com a Geração Z e outras gerações”, afirmou Towns em comunicado.

O Pinterest pretende expandir o recurso para mais anunciantes nos próximos meses.

A empresa também aprimorou a ferramenta Pinterest Trends para ajudar anunciantes a entender melhor o que os consumidores desejam. Com o uso de IA e tecnologia de agrupamento visual do Pinterest, a ferramenta oferece insights mais aprofundados para prever o que os usuários irão comprar a seguir. Ela utiliza dados de busca, bem como informações sobre o que os usuários estão salvando, adicionando a painéis e comprando.

À medida que o Pinterest continua a desenvolver soluções publicitárias com IA, sua colaboração mais recente com a E.l.f. Cosmetics resultou no lançamento de uma ferramenta de análise de cor alimentada por IA, chamada “color e.l.f.nalysis”. Os usuários enviam uma selfie para obter uma análise de estação de cor. Eles também recebem recomendações de tons de maquiagem e um painel no Pinterest com produtos compráveis da E.l.f.

A curadoria sempre foi um elemento central no Pinterest e em suas ferramentas de compras para os consumidores. Na última temporada de festas, a empresa lançou guias de presentes com celebridades e listas de desejos compráveis. Celebridades como Alicia Keys, RuPaul e Emma Chamberlain criaram páginas de sugestões de presentes no aplicativo, como parte da estratégia do Pinterest de se posicionar como um destino de compras.

Ao mesmo tempo, a empresa tem recorrido à IA para personalizar experiências e melhorar o desempenho dos anunciantes com ferramentas como a busca por tipo de corpo no app e o recurso Lens para casas virtualmente decoradas.

Imagem: Divulgação
Informações: Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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