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Pix parcelado no e-commerce: como se preparar para aceitar a forma de pagamento

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De acordo com o Ecommerce na Prática, a inovação nos meios de pagamento é uma das principais aliadas para aumentar conversões e oferecer uma experiência de compra mais fluida, principalmente no e-commerce. Um exemplo recente é o Pix parcelado, anunciado em abril pelo Banco Central com lançamento previsto para setembro deste ano, que deve ampliar ainda mais o acesso ao consumo, especialmente para quem busca alternativas aos cartões tradicionais.

“O Pix parcelado é uma das inovações mais aguardadas pelos lojistas. Além de ampliar o alcance do poder de compra, ele reduz barreiras operacionais e financeiras, como taxas e prazos longos de compensação. É essencial que os empreendedores se preparem desde já para incorporar essa e outras tecnologias aos seus negócios, porque, em um cenário competitivo, destaca-se quem é mais ágil”, explica Camilla Maia Magalhães, gerente de vendas do Ecommerce na Prática.

Diante disso, veja cinco dicas para quem deseja aplicar as principais inovações tecnológicas em métodos de pagamento e transformar esse aspecto da jornada do cliente em um diferencial competitivo:

Escolha ferramentas que acompanhem as evoluções do mercado: plataformas e soluções de pagamento atualizadas são essenciais para incorporar novas funcionalidades, como o próprio Pix parcelado, carteiras digitais e soluções de crédito alternativo. “De acordo com dados da Nuvemshop, no 1º semestre de 2025, o Pix supera o cartão de crédito como a opção de meio de pagamento mais utilizada pelos consumidores, representando 49% de todos pedidos pagos, e a tendência é que se consolide ainda mais com a chegada do Pix parcelado”, analisa Camilla.

Diversifique os meios de pagamento e destaque essa variedade: além do Pix à vista e do cartão de crédito, é importante considerar opções como carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay), links de pagamento, saldo de app e boleto recorrente. Isso atende a diferentes perfis de consumidor e reduz o risco de abandono de carrinho. “O consumidor quer liberdade para escolher como pagar. Quanto mais alternativas, maiores as chances de conversão”, afirma a especialista.

Invista em um checkout otimizado e intuitivo: a experiência de pagamento deve ser simples e rápida. Tecnologias como pagamento por aproximação no mobile, one-click buy e QR Code dinâmico ajudam a reduzir etapas no processo de compra. “Um checkout demorado ou complicado é um dos maiores inimigos da conversão. Quanto mais fluido, melhor”, pontua.

Comunique e eduque seu cliente sobre as novidades: ao adotar uma nova tecnologia de pagamento, o sucesso também depende de como ela é comunicada. Banners no site, postagens em redes sociais e tutoriais simples ajudam o consumidor a se sentir seguro ao experimentar algo novo. “A inovação só tem impacto real quando o consumidor entende como ela funciona. Por isso, a comunicação tem que fazer parte da estratégia”.

 Fique de olho nas inovações do setor: além das soluções oferecidas pelo Banco Central, plataformas e fintechs sempre lançam novidades e facilitadores, como Mercado Pago e PicPay. Manter-se informado sobre essas atualizações permite sair na frente e adaptar sua operação com agilidade. “Essas iniciativas mostram que quem acompanha de perto as mudanças consegue inovar primeiro e fideliza clientes que buscam mais flexibilidade no pagamento”, afirma Camilla.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

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