Economia
PIX se consolida como tendência e movimenta R$1,28 tri em março
Segundo estudo, a perspectiva é que cada brasileiro com mais de 15 anos faça 51 operações via Pix a cada mês
O sistema de pagamentos instantâneos Pix alcançou um novo recorde mensal em março, com mais de 3 bilhões de transações de valores e um total de R$1,28 trilhão movimentados entre os usuários. O Banco Central destacou que esta foi a primeira vez que a plataforma ultrapassou 3 bilhões de transações em um único mês. Os dados divulgados demonstram a retomada do meio de pagamento após dois meses de queda, com a ferramenta do BC movimentando em média 2,5 bilhões de operações no primeiro bimestre do ano.
Segundo levantamento feito pelas empresas ACI Worldwide e GlobalData, o Pix é o sistema de pagamentos instantâneos mais usado no Brasil e o segundo mais utilizado no mundo, ficando atrás apenas da Índia, que detém 89,5 bilhões de operações. Em 2022, o Pix registrou 29,2 bilhões de transações, representando 15% das operações desse tipo em todo o mundo. O relatório ainda aponta que, até 2027, é esperado que o número de transações por pagamento instantâneo ultrapasse 511 bilhões, com os sistemas instantâneos respondendo por 27,8% de todos os meios de pagamentos eletrônicos em todo o mundo.
A perspectiva é de que cada brasileiro com mais de 15 anos faça, em média, 51 operações via Pix a cada mês, o que pode colocar o Brasil na segunda posição em transações de pagamento instantâneo, atrás apenas do Bahrain, que deve alcançar uma média de transações de 83 por habitante. A popularidade do Pix se deve à facilidade de uso, segurança e agilidade nas transações, com pagamento via QR Code, inserção manual da chave Pix ou pelo aplicativo do banco.
No varejo, o uso do QR Code é a forma mais comum de pagamento por Pix, com o cliente apontando a câmera, pagando e finalizando a transação. Os números e estimativas comprovam que o Pix se tornou um dos principais aliados do varejo, sendo escolhido como o melhor meio de pagamento pelos consumidores em pequenos negócios. Adotar o Pix no varejo é uma forma de acompanhar as inovações tecnológicas e melhorar a experiência do consumidor, além de garantir pagamentos ágeis e seguros para o varejista.
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