Inovação
Plataforma de jogos Roblox investe de vez no “comércio do mundo real”

A plataforma de jogos digitais Roblox já vinha experimentando integrações com o comércio do mundo real há algum tempo, mas agora a empresa está levando isso a sério com a adição de dois novos recursos: APIs de comércio que permitirão que marcas e criadores vendam produtos físicos dentro das experiências virtuais do Roblox, e um novo programa separado que permite vincular compras de produtos no mundo real a itens digitais dentro da plataforma.
Essas novas capacidades comerciais reforçam a ambição da Roblox de ser pioneira em um “novo tipo de experiência de compra”, que mistura fandom, produtos físicos e autoexpressão em ambientes virtuais. Atualmente, a Roblox conta com 97,8 milhões de usuários ativos diários, e seu ecossistema virtual, com estilo de jogo livre e imersivo, já movimenta diariamente a venda e compra de uma infinidade de produtos digitais.
“Nossa visão para o futuro das compras é uma experiência mais empolgante e social do que o tradicional e-commerce”, disse um post no blog da empresa anunciando as novidades. “No Roblox, você pode explorar lojas virtuais, experimentar roupas e compartilhar a experiência com outras pessoas. Isso naturalmente gera interesse e intenção de compra. Agora, estamos indo além, conectando as compras virtuais com o mundo real, permitindo que os usuários comprem itens físicos.”
Integração com o Shopify permite a venda de produtos físicos no Roblox
O Shopify é o primeiro parceiro de integração das novas APIs de comércio do Roblox, parceria anunciada originalmente no final do ano passado. Segundo o blog da empresa, novos parceiros e a expansão da funcionalidade para mais mercados já estão nos planos. Com essa integração, criadores que têm uma loja no Shopify poderão vender itens físicos e digitais diretamente na plataforma. Essas experiências comerciais estarão disponíveis apenas para usuários com 13 anos ou mais.
“As compras já são algo natural para nossa comunidade, e estamos animados em oferecer uma maneira fluida para criadores e marcas explorarem o comércio no Roblox”, disse Stephanie Latham, vice-presidente de Parcerias Globais com Marcas e Publicidade da Roblox. “Para nossos criadores, essa nova forma de monetização e de fortalecer a conexão com os fãs já demonstrou grande potencial nos testes iniciais. Para os usuários, é uma maneira orgânica, social e divertida de comprar produtos físicos diretamente de suas experiências favoritas. E para as marcas, o comércio oferece uma nova forma de gerar interesse e intenção de compra, alcançando o público único da Geração Z presente na nossa plataforma.”
Embora a integração esteja começando dentro dos mundos próprios de marcas e criadores no Roblox, Latham acrescentou que “no futuro próximo, imaginamos permitir que marcas integrem suas lojas a experiências populares criadas pela comunidade, com alto tráfego. Assim, elas poderão ampliar seu alcance e acessar comunidades digitais que não encontrariam em nenhum outro lugar online.”
A Fenty Beauty e o músico The Weeknd estão entre os primeiros a lançar experiências interativas de compras com essa nova funcionalidade em seus mundos virtuais no Roblox. O novo jogo da Fenty Beauty permite comprar uma nova tonalidade do Gloss Bomb Universal Lip Luminizer, disponível exclusivamente dentro da experiência. Já The Weeknd está oferecendo um pacote com ingressos exclusivos para seu filme Hurry Up Tomorrow, acompanhado de um item digital de edição limitada dentro de sua nova experiência imersiva de construção de mundo.
“Estamos fundindo os mundos físico e digital ao oferecer uma experiência de compra inédita dentro do jogo, que leva nossa marca do Roblox para a vida real”, disse Nanette Wong, vice-presidente de Marketing Global da Fenty Beauty, em comunicado. “Os jogadores podem se conectar, criar, jogar e agora também comprar nosso gloss best-seller, o Gloss Bomb Universal Lip Luminizer na cor Grape Splash, tendo todas as opções que desejavam em um só lugar.”
Vendedores agora podem vincular itens digitais do Roblox a compras reais
Separadamente, o novo Programa de Vendedores Aprovados do Roblox (Approved Merchandiser Program – AMP) permite que criadores, marcas, fabricantes e detentores de propriedade intelectual vinculem compras realizadas fora da plataforma (em lojas físicas ou e-commerce) a itens e acessórios para avatares no Roblox. Os produtos incluídos no programa terão um selo AMP com um código que dá acesso a um item digital único, relacionado à propriedade intelectual em questão, que poderá ser usado no Roblox.
“Com o lançamento do nosso Programa de Vendedores Aprovados, estamos fortalecendo ainda mais a ponte entre o varejo físico e as experiências digitais,” disse Christian Bayley, chefe global de Licenciamento e Produtos de Consumo da Roblox, em comunicado. “Ele oferece a criadores, marcas e detentores de IP uma nova maneira de se conectar com as comunidades altamente engajadas do Roblox, incentivando a fidelidade e desbloqueando oportunidades comerciais. Esse programa ajudará a aumentar o valor das propriedades intelectuais dentro e fora do Roblox, oferecendo aos fãs mais uma maneira autêntica de interagir com os produtos e marcas que amam.”
Entre os parceiros de lançamento do AMP estão a Paramount, com Bob Esponja, abrangendo todas as categorias de produtos de consumo, e o renomado diretor Michael Bay (Transformers, Bad Boys), que agora explora novas propriedades intelectuais, incluindo o fenômeno Skibidi, popular entre as gerações Alpha e Z. “A questão sobre Skibidi é que ele não se encaixa em uma categoria específica”, disse Bay em comunicado. “Esse é o objetivo. Quando você pode transitar entre filmes, plataformas de jogos como o Roblox e produtos físicos, pode levar a narrativa a um novo patamar.”
Imagens: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo