Connect with us

Operação

Por que os varejistas precisam expandir os investimentos em IA?

Gen AI aumenta significativamente a produtividade e reduz os custos em toda a indústria

Published

on

investimentos em IA

Os varejistas devem ampliar seus investimentos em IA para acompanhar os consumidores que estão adotando rapidamente a IA, de acordo com a Bain & Company. O relatório afirmou que a IA generativa pode aumentar significativamente a produtividade e reduzir os custos em toda a indústria.

“Desde a busca conversacional até os aplicativos personalizados, a gen AI está remodelando o cenário do varejo de uma maneira que será ainda mais rápida e transformadora do que o smartphone ou a internet”, disse Mikey Vu, sócio da prática de Varejo da Bain & Company.

“Um ano após o início de sua jornada, os varejistas tiveram alguns sucessos iniciais. Será crucial para eles expandir esses casos de uso, com foco no retorno sobre o investimento, para acompanhar as expectativas em evolução dos compradores que estão incorporando rapidamente a IA generativa em suas vidas diárias.”

O relatório apontou que ferramentas alimentadas por IA podem personalizar experiências do cliente, como por meio de assistentes de compras conversacionais e funcionalidades de busca aprimoradas, potencialmente aumentando a receita em 5 a 10%. Além disso, os consumidores confiam na IA para recomendações de compras personalizadas mais do que em qualquer outro caso de uso.

Os varejistas que já usam IA para otimizar o marketing também têm visto resultados promissores. Integrar a IA em estratégias de marketing mais amplas, como tradução de conteúdo e mídias sociais, poderia aumentar a produtividade do marketing em 30 a 40%.

Além disso, o relatório estimou que a IA pode aumentar a produtividade em até 25% para os trabalhadores da linha de frente, funcionários do depósito e funcionários corporativos por meio de verificações de inventário automatizadas, alertas de reposição e assistentes de resolução de problemas em tempo real.

Para aproveitar ao máximo a IA, também aconselhou a concentração em três áreas, nomeadamente, gestão da mudança, democratização e desenvolvimento de talentos.

A Bain também instou os varejistas a redesenhar funções, garantir que as ferramentas de IA estejam acessíveis a todos os funcionários e a capacitar continuamente os trabalhadores.

Leia também: Treinamento Corporativo: Maximizando potencial e performance

 

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia 
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *