• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

E-commerce

Possível taxação de asiáticos causa queda nas compras pela internet
Advertisement

E-commerce

E-commerces intensificam campanhas para o 11.11

E-commerce Marketing

AliExpress lança campanha 11.11 com Popó e Wanderlei Silva

E-commerce

E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

E-commerce Operação

Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

E-commerce

Bling e Tray agora integram operações com a Temu no Brasil

E-commerce

Redes sociais influenciam metade das compras online no Brasil, aponta pesquisa

Colunistas E-commerce Operação

A otimização da IA no last mile: cada segundo conta

E-commerce

Amazon Brasil anuncia 13 mil contratações temporárias para o último trimestre de 2025

E-commerce

Nubank e Shopee firmam parceria para campanha do 11.11 com descontos exclusivos

E-commerce

Possível taxação de asiáticos causa queda nas compras pela internet

Incerteza sobre a taxação teve impacto no consumo; além disso, houve um crescimento na fiscalização de pacotes vindos de fora

Publicado

2 anos atrás

on

29 de junho, 2023

Por

Redação
varejo; vendas promocionais

O número de compras importadas de pequeno valor apresentou queda nos meses de abril e maio, em meio à controvérsia em torno da possível taxação dessas transações em sites de gigantes asiáticas, como Shopee, AliExpress e Shein. Segundo informações divulgadas pelo UOL, o governo inicialmente anunciou o fim da isenção de impostos para encomendas no valor de até US$50, mas logo recuou devido à repercussão negativa e à pressão política.

No entanto, especialistas apontam que a forma como o assunto foi abordado pela equipe econômica gerou insegurança e foi considerada precipitada e com informações desencontradas. Em abril, as importações de pequeno valor despencaram 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando US$701 milhões, enquanto em maio, o volume aumentou, mas ainda ficou 2,3% abaixo do registrado no ano anterior, atingindo US$916 milhões.

A possibilidade de taxação das compras importadas deixou os consumidores mais receosos, resultando em uma queda brusca no volume importado, que ficou abaixo do esperado. A incerteza gerada pela discussão e mudanças de posicionamento do governo contribuiu para a cautela dos consumidores. Além disso, os rumores sobre a taxação também tiveram impacto nas importações de produtos de pequeno valor, mesmo após o recuo do governo. A proposta de taxação envolvia um imposto de 60% sobre todos os produtos enviados para o Brasil, o que teria um impacto direto nos preços finais.

Outro fator que pode ter contribuído para a queda é o aumento da fiscalização dos pacotes que chegam ao Brasil. O governo pretende reforçar a fiscalização e criar um grupo de estudo para combater a sonegação por parte das empresas que enviam produtos ao país, burlando as regras atuais. Esse aumento na fiscalização pode ter levado à redução das importações de pequeno valor.

No geral, a controvérsia em torno da taxação das compras importadas de pequeno valor afetou negativamente o setor, gerando insegurança nos consumidores e resultando em uma queda significativa nas importações. A forma como o tema foi abordado pelo governo, com mudanças de posicionamento e informações desencontradas, foi criticada por especialistas, que consideraram a abordagem precipitada.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Conheça as marcas preferidas dos brasileiros no comércio eletrônico

Não perca

‘Prime Day’ será aposta da Amazon para impulsionar vendas em julho

Continue Reading

Você pode gostar

  • Meta Meta

    CMO da Meta aposta em IA para transformar o marketing digital

  • academias de bairro academias de bairro

    O boom das academias de bairro e como elas estão conquistando o público

  • Toto Wolff Toto Wolff

    Toto Wolff e Qualcomm debatem valor de marca no Web Summit Lisboa 2025

  • mídia mídia

    Web Summit Lisboa 2025 debate o futuro da mídia e o papel das novas gerações na construção de audiências sustentáveis

  • Bath & Body Works Bath & Body Works

    Bath & Body Works leva fragrâncias natalinas a espaços públicos nos EUA

  • Burger King China Burger King China

    Restaurant Brands forma joint venture para expandir Burger King na China

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Meta
Eventos5 horas atrás

CMO da Meta aposta em IA para transformar o marketing digital

academias de bairro
Franchising5 horas atrás

O boom das academias de bairro e como elas estão conquistando o público

Toto Wolff
Eventos6 horas atrás

Toto Wolff e Qualcomm debatem valor de marca no Web Summit Lisboa 2025

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.