Inovação
Previsões gastronômicas para 2025 pela OpenTable: O que está em alta e o que está em baixa
De acordo com um comunicado de imprensa, a OpenTable compartilhou as tendências e os comportamentos dos consumidores que transformaram o cenário culinário em 2024 e que continuarão a influenciá-lo em 2025. Um elemento surpreendente promete ganhar ainda mais força no próximo ano.
Os hábitos de consumo “fora do convencional” continuarão populares em 2025. Outro destaque é que 54% dos consumidores planejam comer fora mais vezes em 2025 do que em 2024. A OpenTable relatou: “As gerações mais jovens estão liderando esse movimento, com 71% da Geração Z e 68% dos Millennials planejando aumentar a frequência de idas a restaurantes em 2025.”
“Estamos vivendo uma nova era de consumo em restaurantes, mais aventureira do que em anos anteriores, como evidenciado pelo aumento de jantares em dias úteis, refeições solo ou em grandes grupos, ou ainda experiências gastronômicas mais elaboradas”, disse Debby Soo, CEO da OpenTable. “E com mais da metade dos consumidores planejando comer fora mais vezes em 2025, isso é uma excelente notícia para os restaurantes.”
Kevin Boehm, co-CEO e cofundador do Boka Restaurant Group e membro do conselho consultivo da OpenTable, acrescentou: “Estamos vendo cada vez mais grandes grupos em nossos restaurantes. Apesar de muitas ocasiões especiais, também temos muitos jantares em grupo ‘só porque sim’. Adoramos isso, pois sabemos que a magia acontece quando as pessoas se reúnem ao redor de uma refeição. Esperamos que essa tendência ganhe ainda mais força em 2025.”
Quais são as maiores tendências de consumo em restaurantes para 2025, segundo a OpenTable?
Três grandes tendências de consumo já populares em 2024 continuarão fortes em 2025, de acordo com o relatório da OpenTable:
1 – Jantares em dias úteis:
O hábito de jantar em dias úteis está crescendo, com as quartas-feiras registrando um aumento de 11% ano a ano — o maior aumento em comparação com outros dias, segundo a empresa. Em 2025, 43% dos americanos disseram que planejam jantar fora às quartas-feiras como forma de “quebrar a rotina da semana”.
2 – Refeições solo e em grupo:
Enquanto os jantares solo aumentaram 10% ano a ano, as refeições em grupo também estão em alta. Grupos de seis ou mais pessoas estão ganhando força.
3 – Refeições como experiências:
Os consumidores estão buscando experiências gastronômicas únicas, em vez de opções tradicionais. Desde menus de degustação com vários pratos até aulas de culinária, a OpenTable destacou que 42% dos americanos estão mais interessados em experiências gastronômicas em 2025 do que em 2024. Além disso, os consumidores estão explorando novos restaurantes em vez de frequentar sempre os mesmos. Essa tendência deve crescer no próximo ano, com 61% dos clientes buscando experimentar novos lugares.
Imagem: Envato
Informações: Lucille Barilla para RetailWire
Tradução livre: Central do Varejo