Operação
Primark adota abordagem multifacetada para sustentabilidade
A Primark tem feito progressos significativos em direção a metas ambiciosas de sustentabilidade — incluindo a redução pela metade das emissões de gases de efeito estufa até 2030 — e a varejista de roupas tem as evidências para comprovar isso. Mas melhorar a sustentabilidade, parte do programa Primark Cares da empresa, não é fácil — especialmente quando os objetivos de negócios incluem crescimento, como a expansão da rede de lojas Primark de 445 locais globalmente para 530 lojas até 2026.
A Primark identificou várias realizações importantes em sustentabilidade no último ano, incluindo:
- Mais da metade (55%) de todas as roupas vendidas continham materiais reciclados ou provenientes de fontes mais sustentáveis, um aumento em relação aos 45% do ano passado;
- 46% das roupas de algodão vendidas continham algodão que era orgânico, reciclado ou proveniente do Programa de Algodão Sustentável da Primark (PSCP), um aumento em relação aos 40% do ano passado;
- O PSCP marcou seu 10º ano com quase 300.000 agricultores treinados em métodos de agricultura mais sustentável;
- Adição de oficinas de reparo, com 100 realizadas no Reino Unido, Irlanda, França e Holanda, para ensinar clientes e funcionários a reparar e personalizar suas roupas, prolongando o ciclo de vida dos produtos; e
- Recebimento de validação da Science Based Targets Initiative (SBTi) após avaliar o progresso da Primark na redução pela metade de suas emissões de carbono até 2030 (com base em uma linha de base de 2019).
Fazer esse tipo de progresso requer o envolvimento de várias entidades em todo o ecossistema de varejo, particularmente na cadeia de suprimentos. Para os varejistas, “bens e serviços adquiridos são geralmente 95% ou mais de suas emissões de carbono”, disse Joel Mertens, Diretor de Ferramentas de Produtos Higg na Cascale, anteriormente na Sustainable Apparel Coalition. A Primark é membro da Coalizão e tem usado as ferramentas do Higg Index, juntamente com outras métricas, para acompanhar seu progresso.
“Adotamos o Modelo Ambiental de Instalações Higg (FEM) e convidamos fornecedores que representam mais de 70% do nosso faturamento a concluir a avaliação”, disse um porta-voz da Primark. “É uma estrutura padronizada em nível de setor para classificar o desempenho ambiental dos fornecedores, dando uma pontuação para áreas como gestão de resíduos, água, carbono, uso de produtos químicos e outras. Também estamos realizando pesquisas sobre resíduos têxteis com vários fornecedores em regiões-chave de fornecimento.”
Usar as ferramentas do Higg Index pode ajudar uma empresa a evitar a “visão de túnel de carbono”, disse Mertens. “Você não quer focar apenas em uma coisa. Em vez disso, você pode criar uma visão geral de todas as áreas impactadas, ver onde tem a maior oportunidade de melhoria e, em seguida, priorizar e acompanhar seu progresso.”
Educação do vliente
Na outra ponta da cadeia de valor, a Primark tem se concentrado na educação e conscientização dos clientes. “A comunicação desempenha um papel fundamental em tornar a sustentabilidade mais acessível para nossos clientes”, disse o porta-voz da Primark. Além disso, “educar nossos clientes — considerando os milhões que temos ao redor do mundo — tem que ser uma das maiores oportunidades que temos para fazer um impacto positivo. Acreditamos firmemente que não é suficiente trabalhar para mudar a maneira como fazemos e fornecemos nossas roupas, mas que temos a responsabilidade de ajudar nossos clientes a entender as questões e qual papel a indústria da moda, e a Primark, pode desempenhar.”
No entanto, a Primark “não quer sobrecarregá-los [os clientes], então disponibilizamos as informações de várias maneiras”, segundo o porta-voz. As etiquetas dos produtos agora incluem informações sobre a composição, e há informações adicionais disponíveis no site da Primark, em suas redes sociais e por meio de QR Codes em suas lojas.
“Além de oferecer opções mais sustentáveis na loja, estamos trabalhando para inspirar nossos clientes a amar e usar suas roupas existentes por mais tempo, tornando-as mais duráveis e oferecendo workshops e tutoriais online sobre como reparar e reutilizar suas roupas”, disse o porta-voz. “Na Europa, lançamos uma parceria com a concessão vintage WornWell para manter as pessoas vestindo e amando roupas por mais tempo.” A Primark lançou novas iniciativas de durabilidade e reparo em março de 2023.
A Primark também está avançando com seus objetivos de crescimento empresarial. Nos EUA, a varejista opera 25 lojas em 10 estados, com planos de abrir novas localizações em Orlando, Flórida, e sua primeira loja em Michigan até setembro de 2024. A ambição final da marca nos EUA é operar 60 lojas; para esse fim, a Primark abriu seu segundo centro de distribuição nos EUA, em Jacksonville, Flórida, em fevereiro de 2024.
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Imagem: Envato
Informações: Adam Blair para Retail Touch Points
Tradução livre: Central do Varejo