Operação
Programas de fidelidade ganham espaço como estratégia de economia

Com o aumento nos preços dos alimentos, consumidores brasileiros têm recorrido com maior frequência a programas de fidelidade oferecidos por supermercados. De acordo com a pesquisa “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, 66% dos entrevistados afirmam participar desses programas. Entre eles, 60% estão cadastrados em dois a quatro programas diferentes.
O levantamento indica que os principais benefícios valorizados pelos consumidores são milhas aéreas (60%), descontos (54%) e promoções exclusivas (42%).
Segundo Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer (CMSO) da Neogrid, “os programas de fidelidade assumem um papel cada vez mais estratégico ao oferecerem alívio real ao orçamento das famílias, permitindo que os consumidores preservem hábitos de consumo essenciais”. Ela acrescenta que essas iniciativas também funcionam como ferramentas de retenção e canais de conexão entre marcas e clientes.
A pesquisa também aponta que o planejamento de compras está diretamente relacionado à adesão aos programas de fidelidade. Entre os entrevistados, 68% afirmam que organizam suas compras com base nas promoções e descontos oferecidos por essas iniciativas.
Para auxiliar empresas na gestão de campanhas promocionais, a Neogrid oferece a solução PROMOTrade, uma plataforma que permite o controle das ativações no ponto de venda. “Com essa plataforma, é possível direcionar os investimentos de forma mais estratégica, potencializando o ROI e a eficiência das campanhas, com ofertas massivas, segmentadas ou personalizadas, alinhadas ao sortimento e ao abastecimento da indústria e do varejo”, afirma Christiane.
A pesquisa foi conduzida online pelo Painel de Respondentes do Opinion Box. Participaram do estudo mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com idade acima de 16 anos e pertencentes a diferentes classes sociais, todas responsáveis ou corresponsáveis pelas compras domésticas.
Imagem: Envato