• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras
Advertisement

Inovação

Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

Inovação

Shiseido aposta em IA e medicina estética para revolucionar a beleza

Inovação

Grandes empresas chinesas utilizam IA em anúncios para impulsionar compras

Inovação

First Insight anuncia abordagem com IA para ajudar varejistas a otimizar preço, margem e estoque

Colunistas Inovação

A onda da IA que está revolucionando o varejo (de quem entendeu como surfar)

Inovação

Capacidade de compra via aplicativo é a mais desejada nos setores de alimentos & bebidas e varejo

Inovação

Maioria dos varejistas diz que a tecnologia em loja não atende às expectativas dos consumidores

Inovação

eBay lança agente de compras com IA conversacional

Inovação

Pinterest lança recursos de busca visual com IA generativa

Inovação

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras

Responsável pela padronização de códigos de barra, GS1 projeta que QR Code deve predominar no mercado por reunir mais informações

Publicado

2 anos atrás

on

19 de junho, 2023

Por

Bruno Meirelles e Pedro Figueiredo

A evolução do código de barras para o QR Code deve representar uma significativa melhoria em termos de informações e funcionalidades para o varejo. Enquanto os códigos de barras convencionais conseguem armazenar uma quantidade bastante limitada de informações, geralmente restrita à identificação do produto, o QR Code é capaz de fornecer uma gama muito maior de dados.

“É possível colocar data de validade, lote, além de fornecer experiências para o consumidor, já que ele não consegue escanear o código de barra com o celular”, explica em entrevista exclusiva à Central do Varejo Matheus Quadros, assessor de Educação da GS1 Brasil, associação sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais para comunicação empresarial.

Com o crescente acesso da população aos smartphones e à internet, o QR Code já está presente em grande parte das embalagens de produtos, com foco tanto em aspectos comerciais quanto de marketing. Agora, a GS1 traz ao mercado braslieiro uma padronização de estrutura de URL, batizada GS1 Digital Link, que permite que o QR Code contenha não apenas o número de identificação do produto, mas também informações como data de validade, lote e outras especificações.

Assim, com essa integração de sistemas, a comunicação entre produtores, varejistas e consumidores torna-se mais eficiente. Por exemplo, ao escanear o QR Code no ponto de venda, é possível bloquear a venda de produtos próximos à data de validade, facilitando a identificação de itens prestes a vencer e agilizando a retirada desses produtos das prateleiras.

Além disso, as balanças utilizadas nos estabelecimentos comerciais também estão sendo atualizadas para incluir o QR Code.. “Com isso será possível obter informações como data de fabricação e validade diretamente ao pesar um produto, como queijos ou bandejas de alimentos”, relata Matheus.

O QR Code apresenta vantagens tecnológicas em relação ao código de barras convencional, sendo mais fácil de ser lido e oferecendo maior resistência a danos, como umidade ou perda parcial de dados. Enquanto um código de barras pode se tornar inválido ao perder apenas uma das barras, o QR Code é capaz de recuperar a informação mesmo em caso de danos parciais.

A crescente adoção do QR Code no varejo deve, ainda, ampliar as possibilidade de áreas como marketing e interação com o cliente. É importante ressaltar que, no caso de leitores que não conseguem ler o QR Code, existe a opção de digitar manualmente o número do código, assim como acontece com o código de barras. Essa possibilidade está padronizada e é prevista nos guias de uso do QR Code.

No futuro, com a migração para o uso predominante do QR Code, é provável que o código de barras seja gradualmente substituído. Nesse caso, será necessário adotar a prática de inserir o número de identificação do produto tanto abaixo do código de barras quanto do QR Code, evitando duplicações de informações. Essa transição está em curso e, em alguns anos, espera-se que o QR Code se torne a principal forma de identificação e rastreamento de produtos nas embalagens.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Carrinho inteligente traz agilidade nas compras e redução de custos

Não perca

Redução nos preços impulsiona migração para celular 5G no Brasil

Continue Reading

Você pode gostar

  • Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

  • APAS 2025: marcas anunciam novidades no evento

  • Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste

    Burger King vai reformar 400 de seus restaurantes nos EUA

  • Walmart Walmart

    CEO do Walmart: ‘Tarifas mais altas resultarão em preços mais altos’

  • shiseido shiseido

    Shiseido aposta em IA e medicina estética para revolucionar a beleza

  • CommUnit CommUnit

    CommUnit realiza evento Pós-Multi-Unit e apresenta tendências globais em multifranquias

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Inovação8 horas atrás

Indústria Digital: como ela revoluciona o varejo?

Eventos10 horas atrás

APAS 2025: marcas anunciam novidades no evento

Carro no estacionamento do Burger King à noite em Budapeste
Operação11 horas atrás

Burger King vai reformar 400 de seus restaurantes nos EUA

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação